familia facebook pixel

Vitória dos alérgicos

Quem tem filho alérgico sabe como é: uma luta diária para cuidar da criança e evitar crises seríssimas. Por isso mesmo quando a nutricionista Rita de Cassia Paz me procurou para levantar a bandeira dessa causa eu aceitei na hora (http://familiamudatudo.com.br/alergia-alimentar-pode-matar/). Pois dessa vez ela me mandou um texto sobre uma importante vitória dos alérgicos e eu faço questão de compartilhar aqui!! Que ótima notícia! Segue o texto da minha colaboradora abaixo!!!

“Esses últimos dias foram tensos para os alérgicos a alimentos, a indústria estava pressionando a ANVISA a prorrogar o prazo para o ajuste dos rótulos. No dia 02 de julho desse ano corrente expira o prazo para que as indústrias em geral ajustem os seus rótulos informando os alérgenos que eles contêm ou podem conter. Mas hoje, às 10 horas da manhã, em uma votação unânime (5×0) a ANVISA decidiu pela não prorrogação deste prazo.

Para o paciente alérgico a alimentos a exclusão completa do consumo de alimentos alergênicos é a única alternativa disponível para prevenir o aparecimento das complicações clínicas relacionadas às repercussões alérgicas. O acesso a informações seguras e adequadas sobre a presença de alérgenos ou traços deles constituintes nos alimentos é essencial para proteger a saúde de indivíduos com alergias alimentares. O simples fato de um biscoito sem glúten ter sido assado numa mesma assadeira de um que contém glúten, mesmo após rigorosa higienização, já o torna inadequado ao consumo de pessoas tem alergia ao glúten.

O principal meio de comunicação entre fabricante e consumidor, é o rótulo do alimento que além de conter as informações básicas sobre componentes nutricionais agora terá que vir com letras em destaque os alérgenos constituintes e também os possíveis alimentos que podem deixar traços no produto fabricado.

Os rótulos no Brasil apresentam muitos problemas para um alérgico e dentre eles os que mais prejudicam a identificação da presença de constituintes alergênicos nos alimentos, estão: o emprego de terminologias técnicas ou científicas na lista de ingredientes (ex. lisozima, que é uma proteína do ovo); a declaração de muitos ingredientes por meio de termos genéricos que não identificam sua origem (ex. gorduras vegetais, fibras solúveis); a ausência de declaração de alguns constituintes de ingredientes compostos e dos coadjuvantes de tecnologia (ex. INS 120 que muitas vezes vemos nos ingredientes – isso significa Corante Vermelho Carmin ou Cochonilha) na lista de ingredientes e o que é pior, a legibilidade inadequada das informações relativas à composição dos alimentos. Muitas letrinhas é preciso se usar lupa para ler.

A RDC no 26/15, foi uma conquista enorme para as bases da Segurança Alimentar e Nutricional, pois no seu conteúdo estabelece os requisitos para a rotulagem obrigatória dos alimentos. Suas determinações não se aplicam apenas aos alimentos, mas também aos ingredientes, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia embalados na ausência dos consumidores, inclusive aqueles destinados exclusivamente ao processamento industrial (insumos) e os destinados aos serviços de alimentação. Apenas estão isentos de cumprir com estas normas os alimentos embalados que sejam preparados ou fracionados em serviços de alimentação e comercializados no próprio estabelecimento como preparações culinárias elaboradas e comercializadas em padarias e refeições servidas em restaurantes; os alimentos embalados nos pontos de venda a pedido do consumidor como pães embalados e pesados na presença do consumidor, pizzas embaladas para entrega a pedido e alimentos comercializados sem embalagens como frutas e hortaliças compradas a granel.

Tudo isso foi um ganho enorme para a população dos alérgicos e seus familiares. Portanto, hoje, amanhã, depois de amanhã… são dias de comemorar! Falta muito pouco para termos completa segurança do que iremos consumir.”

Obs.: Texto da nutricionista Rita de Cassia Paz – Nutricionista de Crianças com Alergia Alimentar, Coordenadora do Programa Municipal de Assistência Nutricional à Criança Alérgica a Alimentos de Feira de Santana – Ba, Proprietária e Administradora do Blog www.felizcomfa.com

Photo By: www.poenorotulo.com.br
2 Discussions on
“Vitória dos alérgicos”

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Família Muda Tudo!

Assine o Blog da Família Muda Tudo!

*