Escola e adaptação
Escola e adaptação em geral são os temas que mais preocupam as mães e pais quando falamos de mudança de país. Primeiro a gente pensa: meus filhos vão sofrer num ambiente novo? Não conhecem ninguém, não falam a língua, não serão compreendidos. Que medo! Depois a gente pensa na adaptação da família em geral: bairro, cidade, novos relacionamentos, trabalho, cultura. E tem que pensar em tudo isso mesmo! Até porque mudar de país é como nascer de novo!
Num outro post vou falar sobre a adaptação, mas hoje estou escrevendo esse texto a pedido de uma seguidora/leitora que vai se mudar em dezembro para Orlando. Ela me pediu para falar sobre escola (middle e high school) e sobre a minha experiência. Ela está apavorada! E, quer saber? Relendo meus posts antigos sobre o assunto lembrei que fiquei assim! Fiquei exatamente assim. E olha que as minhas tinham 3 e 5 anos. Mais fácil do que o caso dela? Acho que sim…qualquer dia falo disso!
Escola era um problema pra mim também!
Enfim, o fato que a escola era um problema pra mim. Problema que, em seis meses, estava superado. Durante toda a Elementary School da Nina (Maitê ainda tem o fim do 4th Grade e o 5th Grade inteiro), não tive mais problemas com isso. Pelo contrário. Amo a Windermere Elementary School de paixão e me dá tristeza pensar que o tempo da Maitê lá está acabando!
Em agosto de 2021, no entanto, Nina foi para a Middle School (numa escola pública, como a anterior). E o que eu posso dizer é que nessa hora os problemas começam. As panelinhas surgiram. A competição entre as meninas. A fofoquinha. A brigada para ser “popular”.
Não vi nada mais sério ainda, embora tenha ouvido falar de drogas e brigas, como todo mundo. A questão é que, sejamos realistas. Dessas duas coisas, infelizmente, é difícil fugir. Se alguém souber de uma cidade onde drogas não entram e brigas entre adolescentes não acontecem, por favor, me avise que eu mudo hoje mesmo!
Não vou nem entrar no mérito escola pública/escola privada. Na minha opinião isso não muda nada. E, inclusive já soube de coisas terríveis de muitos jovens de escolas particulares.
Sobre a high school não me arrisco a opinar porque está distante da minha realidade. Mas, o que funciona na Elementary, Middle ou High School, na minha opinião, são as mesmas coisas: criação, educação, diálogo. Numa casa que tem tudo isso, dificilmente essas coisas viram questões.