5 motivos para amar a escola nos EUA

Escola nos EUA

Desde que eu mudei com a família para os Estados Unidos eu descobri que morar aqui é bem diferente de passar férias. Pode parecer besteira o que acabei de dizer mas, vai por mim, é a mais pura verdade. Afinal de contas, nem tudo são flores (nem aqui e nem em qualquer outro lugar do mundo). Agora, se tem uma coisa que eu passei a amar aqui, desde o primeiro dia, foi a escola. Por exemplo, se alguém me perguntasse os 5 motivos para amar a escola nos eua eu teria a resposta na ponta da língua…

5 motivos para amar a escola nos EUA

Motivo 1: pais participantes

1- os pais são incentivados a participar todo o tempo da vida escolar dos filhos. Isso significa que podemos ser assistentes da professora no dia-a-dia (são as chamadas “mães da classe”que ajudam na criação das atividades e no contato com as outras mães para que essas atividades aconteçam). Podemos ser voluntários em eventos ou excursões, acompanhando o grupo e ajudando a garantir a ordem. Outra opção é compartilhando conhecimento com os alunos durante uma palestra sobre a nossa profissão. E o mais legal: quase TODO MUNDO participa!

Motivo 2: crianças participantes

2- as crianças são incentivadas a ajudar todo o tempo. Na classe tem o grupo de ajuda a professora (retirando lixo, organizando a fila). No refeitório tem o grupo que ajuda na limpeza das mesas. Na aula de ciências tem o grupo que ajuda a professora na limpeza das gaiolas dos animais. Na entrada da escola tem o grupo que ajuda no embarque e desembarque de passageiros, entre outros. E, o melhor, a criança tem que ter notas boas para fazer parte desse seleto grupo. Ou seja, é um incentivo a mais para estudarem!

Motivo 3: comércio local participante

3- toda a comunidade é chamada a se envolver. As lanchonetes e restaurantes que ficam em volta da escola, por exemplo, organizam eventos em que todos os alunos são convidados e parte da renda é revertida para a escola. Acredite: é um ótimo negócio para a escola e para o comércio!

Motivo 4: inclusão

4- as crianças são incentivadas a ajudar uma criança com deficiência ou com algum outro problema. Minhas filhas, por exemplo, sempre são chamadas a ajudar brasileiros que entram na escola e não sabem inglês. Como elas já passaram por isso 5 anos atrás e como hoje são fluentes, elas se sentem super importantes com a tarefa, além de ganharem novos amigos!

Motivo 5: cuidado

5- a escola faz de tudo para ajudar os alunos: seja com aulas gratuitas de reforço, seja com classes especiais para quem não tem o inglês como língua materna. Trata-se um programa chamado ESOL (English for speakers of other languages) que, juro, ajuda muito não só no início. Haja visto que Nina está nesse grupo até hoje e, além de aulas especiais, eles tem mais tempo para fazer provas, por exemplo. Deu para entender agora os 5 motivos para amar a escola nos EUA?

Enfim, esses são os 5 motivos para amar a escola nos EUA

Mas atenção! A ideia desse texto não é comparar a escola americana com a brasileira. Nem estou dizendo que a escola americana é a melhor do mundo. O que eu quero dizer com essas palavras apenas é que entre todas as coisas que conheci nos Estados Unidos a que mais me encanta é a escola! E se isso servir para alguma mãe que está de mudança pra cá eu já vou ficar bem feliz!

2 Discussions on
“5 motivos para amar a escola nos EUA”

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!