familia facebook pixel

Vergonha e pré-adolescência!

De uma hora para outra Nina tem vergonha de tudo. Decidiu que só se troca com privacidade. Ir a piscina sem a parte de cima, por exemplo, é impossível. Sair de casa de saia só se colocar um shorts por baixo. Falar com meninos só se forem conhecidos, porque são todos bobos (palavras dela!). Será que às vésperas de fazer sete anos (dia 25/06) minha filha já é uma pré-adolescente?

Ela nasceu outro dia e já está se achando grande??

Vergonha e crescimento

Pesquisei bastante sobre o assunto na internet. Conversei com minhas amigas. debati com minha terapeuta. E conclui o que eu já sabia: não existe idade para esse período. O que existe são sinais de que a criança está crescendo. Indícios de que, apesar de permanecerem na infância, estão amadurecendo e que a vergonha vai passar a fazer parte da vida delas. Que dó!

O tempo voou…

…e ela está se achando mocinha!

 

 

 

 

 

 

 

Sinto pela minha pequena. Em breve ela vai entrar numa fase tão difícil que eu preferia que ela continuasse como estava por mais tempo. Não que ela não brinque de boneca ainda, claro que brinca. Mas não quer mais vestir fantasia. Nem tirar foto com princesas. E no aniversário já avisou: quer roupa e não brinquedo.

Mochila de personagem? Nem pensar. Tênis de personagem? Nem morta!! Lancheira de personagem? Tá doida, mãe? Festa de personagem? Sem comentários. Isso, segundo ela, é coisa de criança da idade da Maitê (1 ano e meio menor). Nada disso faz a cabeça dela mais.

De minha parte não pretendo alimentar essa adolescência precoce. Muito pelo contrário. Pretendo alimentar a infância mesmo. Pretendo dar Barbie no aniversário. Pretendo levar no cinema para assistir desenho da Disney. Pretendo manter minhas historias sobre o coelho da Páscoa, o Papai Noel e a Fada do Dente.

Ela vai crescer, é inevitável. Mas, no que depender de mim, não vai ser rápido, ela não vai pular de fase. Vai viver cada período do jeito que deve ser vivido. E a infância, que é o melhor de todos os períodos da vida, vai durar muito ainda!

 

8 Discussions on
“Vergonha e pré-adolescência!”
  • Pati.. a Paola ja passou por essa fase.. mas vai e volta. Hj ela voltou a gostar de pedir autógrafos pros personagens e tirar fotos com as princesas! Gracas a Deus! Tb nao estimulo isso nela, e fico o tempo todo falando q ela tem q ser crianca… nao eh facil ne?!

  • Oi Patrícia, tudo bom?
    Lendo esse post, eu percebi que eu era exatamente igual a Nina, nessa idade. Mas também tive a sorte de ter uma mãe que sempre me mostrou o quanto é bom aproveitar cada fase. Ser criança é tão mágico, que se eu pudesse teria curtido mais.

    Beijos e muitas bençãos para sua família ❤️

  • Pati, todinha a minha sobrinha mais velha que tem 06 anos de idade. Ela vive falando que a irmã mais nova é pequena demais para brincar com ela (04 anos), não gosta dos desenhos que a irmã assiste, diz que é de bebê. Morre de vergonha que alguém a veja pelada. Bonecas e mochila de rodinha nem pensar. Penteados no cabelo não gosta e também prefere ganhar roupas no aniversário. Se deixar, passa o dia inteiro no iPad vendo vídeos no youtube. Só gosta de assistir desenhos em inglês e cantar musiquinhas em inglês. Está muito respondona e vive questinando tudo.

  • Isso mesmo! Não estimular e deixar rolar de acordo com o que cabe pra idade sem forçar claro. Minha filha vai fazer 9 e sempre quis sutiã com bojinho pra piorar rs explico que ela terá na hora certa. Sempre explico os porquês de tudo pois percebo que assim ela aceita e tem paciência para esperar.

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Família Muda Tudo!

Assine o Blog da Família Muda Tudo!

*