Planejamento e a mudança de país

Se eu pudesse resumir o que é preciso para mudar de país eu diria, sem pestanejar: planejamento. Essa palavrinha simples tem um poder enorme. Quem a ignora corre o risco de não conseguir se adaptar no novo país. Ou porque não arruma trabalho na área que gostaria. Ou porque não consegue se adaptar onde escolheu morar. Ou porque não consegue os documentos para poder trabalhar. Ou porque a reserva acaba antes da vida entrar nos eixos. Enfim, tudo que um bom planejamento pode evitar.

Planejamento e a mudança de país

Sempre sugiro o seguinte pra quem me manda mensagem querendo sair do Brasil:

  • Visitar o país onde pretende morar antes de mudar;
  • Conversar com quem mora no local antes de fantasiar uma realidade;
  • Fazer uma pesquisa sobre a sua área de atuação;
  • Conversar com um advogado de imigração para mudar com tudo regularizado.

Tudo isso parece besteira mas, acredite, faz toda diferença. Conheço gente, por exemplo, que deu/vendeu todos os móveis antes de mudar achando que chegaria aqui e compraria tudo bem baratinho. Resultado: chegando aqui a pessoa descobriu que o barato não tinha tanta qualidade. E que nem era tão barato assim. E que podia ter visto outra opção como, por exemplo, mandar a mudança de navio!

Eu fiz isso. Pesquisei quanto gastaria para comprar tudo que eu tinha de novo. Fiz milhares de contas. E cheguei a conclusão que se eu trouxesse tudo ficaria muito mais barato. Encontrei uma empresa que fazia esse serviço e pronto! Em quarenta e cinco dias minhas coisas estavam aqui! Não precisei comprar nem um garfo. Fora o conforto que eu sentia de estar na minha casa nova com as minhas coisas de sempre! Me fez sentir em casa mais rápido, sabe? E acho que isso ajudou muito as meninas na adaptação também. Vieram as bonecas todas, decoração dos quartos e tudo mais que elas gostavam.

Enfim, esse é só um exemplo de como o planejamento é fundamental para que as coisas dêem certo. Se não derem, claro que você pode voltar atrás. Mas a frustração de não conseguido realizar seu sonho da vida nova e a grana que você vai ter gasto pra “pagar pra ver” não compensam.

2 Discussions on
“Planejamento e a mudança de país”

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!