familia facebook pixel

Mudar de país e perder a raiz

É estranho. Mas é bem isso. Mudar de país nos fazer perder a raiz. Nos faz mais soltos, como uma planta que se retira da terra. Sabe quando a gente sacode a plantinha e o que a mantinha presa no vaso, de repente, fica exposto, livre de qualquer amarra? Pois é. A metáfora pode parecer tosca e estranha a primeira vista. Mas mudar de país provoca uma libertação estranha mesmo! Quem já viveu essa experiência talvez entenda melhor. Mas não não tem problema. Eu explico para quem não viveu.

Mudar de país não é fácil…

Experimente sugerir para pessoas que reclamam da vida mudar de país. 99% delas vão te responder: “ah, não dá. Tem minha família, meus bichos de estimação, minha casa, meu trabalho, meus amigos. Não é fácil pra mim”. Oi??? E por acaso milhares de pessoas que toparam esse desafio não tem família, bichos, casa, trabalho, amigos no Brasil? A questão é que essas pessoas encontraram uma solução para cada uma dessas questões!

Usam a internet para o contato com amigos e familiares no dia-a-dia e os visitam de vez em quando (administrando a saudade, claro!). Levaram junto seus animais de estimação. Abandonaram os trabalhos antigos e encontraram novos. Simples assim. Quer dizer, não foi simples, mas eles resolveram. E, quando resolveram essas coisas, um mar de possibilidades se abriu. E as raízes ficaram livres de vez, soltas no vento!

A partir daí mudar de país de novo é simples. Por isso muita gente que veio para os EUA há anos agora está indo para outro lugar. Porque mudar de país uma vez é complicado. Da segunda a gente sabe que dá conta. Que segura a onda. Que vale a pena.

Estou contando tudo isso porque uma amiga que chegou aqui há uns cinco anos decidiu partir. De novo. Dessa vez ela, marido e filho vão para a Europa. Embarcam mês que vem para desvendar um lugar completamente novo. E vão no escuro. Sem nada programado. Como fazem os que aprenderam a ser livres. Que doida é essa experiência. Mudar de país realmente é perder a raiz.

4 Discussions on
“Mudar de país e perder a raiz”
  • Realmente concordo plenamente com você Patrícia. Morei na Flórida por quatro anos com meu marido e duas filhas pequenas e agora faz um ano que estamos morando no Canadá. A primeira mudança foi difícil. Já a segunda foi tranquilo! E se tivermos que mudar para outro país no futuro iremos sem problema algum! Com nosso chihuahua Chloe e gata Paris sempre com agente nas nossas mudanças! Querer é poder! Sempre damos um jeitinho para tudo!

  • Muito bom o assunto e também muito bem escrito!
    É preciso acreditar, ter pés no chão, pensar bem sobre o que está fazendo e ao mesmo tempo desapegar….
    parabéns!

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!