Lado B da maternidade
Hoje o assunto é o Lado B da maternidade. Sim, porque sou super a favor de falar da vida como ela é. Mesmo. Amamentar dói? Na primeira semana sim, MUITO. Acordar dez vezes durante a madrugada é tranquilo? Não e você vai viver com sono. A gente se sente bonita depois de dar a luz? Nem um pouco. Pois bem, por isso mesmo não entendi quando soube da repercussão do caso de Amanda Bacon, a mãe que compartilhou, no seu facebook pessoal, fotos do lado B da maternidade, aquele que não aparece nos comerciais de TV.
Lado B da maternidade
Agora, vem cá…Por acaso alguém achou que o filho nasce (cesárea ou normal) e que as mulheres colocam calcinhas fio-dental logo seguida. Desculpa, pessoal, mas a gente coloca um absorvente quilométrico que mais parece uma fralda. Alguém achou que a gente fica penteada e maquiada depois de horas de trabalho de parto? Desculpa, mas a gente fica mesmo é exausta como se tivéssemos corrido uma maratona e mais suadas do que se a tal maratona fosse no deserto do Saara. Alguém achou que nosso corpo volta a ser lindo imediatamente depois que o bebê sai? Ledo engano (caso alguém tenha achado isso). O corpitcho fica perto do normal depois de um ano. E olhe lá!!!
Enfim, me revoltei ao perceber que muita gente criticou a mulher como se o normal fossem aquelas fotos em que as mulheres estão escovada depois de dar a luz, maquiadas, produzidas. Gente, aquilo não é vida real. Aqui é produção pra revista, pra TV, pra novela. Nós, reles mortais, ficamos numa situação quase que decadente, de destruição total. A barriga fica estranha (não volta na hora igual a gente pensa), o peito dói só de encostar, pentear o cabelo e se maquiar são as últimas coisas que a gente quer fazer. Mesmo!
Desabafo
Enfim, se você concorda comigo e não leu o desabafo dela eu faço questão de reproduzir abaixo. Essa mulher merece todo meu carinho e apoio. Ah! Querida, a vida vai melhorar muito em breve. Acredite em mim!
“Eu estou compartilhando essa imagem porque ela é real. Isto é maternidade; é cru; é impressionante; é confuso e loucamente hilariante, tudo misturado em um. Ter um bebê é uma experiência linda, e as realidades da vida no pós-parto não são suficientemente faladas. E definitivamente não suficientemente fotografadas. Algumas pessoas provavelmente acham isto desconfortável, mas por quê? De verdade, eu não entendo! Provavelmente é porque não falamos o suficiente sobre essa parte. Nós todos deveríamos tentar e educar, empoderar e abraçar cada momento da maternidade, incluindo momentos como esse. E faça-o mantendo o senso de humor. Nada diz melhor ‘seja bem-vinda à maternidade’ como um bebê mole e adorável e uma fralda gigante”.
Obrigada! Temos que falar a verdade, né?
Falou tudo! São de textos assim, com a realidade dura e crua que precisamos e não dessas ficções que vemos na TV. Parabens pelo desabafo!
Exatamente! Vendem uma coisa que não existe! E tem gente que “compra”essa ficção toda e se frustra!!! Bjo
O problema Patricia, é que existem mulheres que querem os partos da novela, da revista de celebridades, da atriz que está em forma 2 dias depois de dar a luz. E algumas revisas femininas divulgam que a atriz/modelo/ex-bbb/ou celebridade da vez, está deslumbrante, que perdeu todos os quilos da gravidez e de antes da gravidez, que a pele não tem estria, que o cabelo tá mais lindo que antes, para nas páginas seguintes fazer uma matéria com depressão pos-parto, baixa auto estima, ou então para que vc seja autêntica. Me dá muita raiva. Maternidade é um dom, mas existe seu lado ruim sim, como os os exemplos que vc citou no post. Escrevi até demais, rsrsrs, mas é um assunto que irrita. Passam uma perfeição que não existe, pelo menos não no mundo real né.