Como explicar a morte?

Dia desses Nina me ouviu contando para o pai sobre alguém que faleceu. Nem lembro direito como eu falei, mas lembro perfeitamente do que ela me perguntou quando o assunto acabou. “Mãe, quando as pessoas morrem a gente enterra? E como ela respira?”. Gelei. De novo ela tocou nesse assunto tão difícil pra mim. Como explicar a morte?

Comecei dizendo que a pessoa não respira depois que morre e que, por isso, não tem problema enterrar. “Mas ela fica sozinha debaixo da terra? E se chover? E se fizer frio?”. Expliquei de novo que a pessoa não sente mais nada depois de morrer, disse que só o corpo fica debaixo da terra e que a alma não fica lá. Pronto…ferrou de vez! Dei um nó na cabeça da minha filha! “Me explica melhor esse negócio de alma”, pediu minha pequena. E quem disse que eu tenho as respostas que ela procura?

A questão é que esse assunto é complicado pra mim também. Tenho medo da morte (embora acredite em Deus), não gosto de falar e nem de pensar sobre o assunto. Não acredito em nenhuma religião quando o tema é esse. Mas minha filha tem 5 anos, tem curiosidade. Não vou conseguir fugir por muito tempo desse questionamento…

Liguei para uma amiga psicóloga. “Conta o que você sabe e diz que o restante é um mistério, que ninguém sabe”. Outra me sugeriu a historia da estrelinha. Uma terceira me disse pra simplesmente dizer a ela que isso não é assunto de criança. O que eu decidi? Nenhuma das alternativas anteriores. Não quero mentir pra minha filha (o papo da estrelinha) mas não quero apavorá-la (dizendo que ninguém sabe do que se trata) e nem menosprezar sua curiosidade (mudando de assunto).

“Nina, vamos fazer o seguinte. A mamãe vai te contar o que sabe e o restante vou comprar um livro ideal para sua idade que fale sobre o assunto. Combinado?” Ela topou. Hoje um dos meus compromissos do dia vai ser pesquisar. Quem tiver dicas de obras a esse respeito eu também aceito!

2 Discussions on
“Como explicar a morte?”

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!