Estados Unidos e eleição para presidente

Estados Unidos e a eleição para presidente

Aqui nos Estados Unidos hoje é um dia normal. Aparentemente. Todo mundo está trabalhando, crianças na escola, tudo funcionando. Mas, na verdade, não é um dia normal. Hoje é dia de eleição nos Estados Unidos! Hoje o país elege seu presidente de número 45 na história e, embora as eleições americanas não sejam diretas, nas primeiras horas de quarta-feira Hillary Clinton ou Donald Trump já poderá ser considerado o sucessor de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos.

Entender a eleição nos Estados Unidos não é simples. Aqui o voto não é obrigatório e muita gente vota antecipado (esse ano o número de eleitores que votaram antes bateu recorde: 46 milhões). Mas o fato é que hoje é o fim de um longo processo que começou em fevereiro com as primárias.  Aqui o candidato que vencer em cada estado será representado no Colégio Eleitoral por uma chapa de delegados – o número de delegados estaduais é proporcional à população regional. Do total de 538 delegados eleitos, o candidato precisa do apoio de 270 para se eleger presidente.

estados-unidos

Seja quem for o próximo inquilino da Casa Branca a certeza é que ele vai entrar para a história. Hillary Clinton pode ser a primeira mulher no cargo depois de 44 homens. Donald Trump pode ser um inédito presidente sem experiência política. Alguns meses atrás a diferença entre os dois nas pesquisas era gritante, parecia que não havia chance para o milionário. O tempo passou, as coisas mudaram e Trump se aproximou de Hillary. Nas casas aqui de Orlando há muitas placas pedindo votos para ele. No final de semana havia gente fazendo campanha a seu favor nas ruas. Em compensação domingo o presidente Barack Obama esteve por aqui (em Kissimmee) com a missão de angariar votos para Hillary.

O que vai acontecer vamos saber na madrugada de hoje. A posse do novo presidente acontece no dia 20 de janeiro.

 

4 Discussions on
“Estados Unidos e eleição para presidente”

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!