Criança pode ajudar!

Quando nos mudamos pros EUA quase cinco anos atrás mudamos muita coisa, não só de endereço. Mudamos nosso estilo de vida, nosso olhar sobre as coisas. Como passamos a trabalhar mais em casa, por exemplo, decidimos cuidar mais dela. E isso inclui todos os serviços e todo mundo da casa. Sim, criança pode ajudar. E, na minha modesta opinião, criança deve ajudar.

Criança pode ajudar!

Antes de mais nada eu acredito que a criança que ajuda a arrumar o quarto, que põe e tira a mesa, que guarda suas roupas dá mais valor ao que os pais fazem. Dá mais valor a organização. E junto com isso vem um monte de ensinamentos para a vida.

Não que no Brasil eu não pedisse para elas guardarem suas coisas, mas lá elas eram menores. E mais: lá, como eu trabalhava mil vezes mais, eu tinha empregada e babá, que acabavam fazendo tudo antes delas. Era ótimo, as funcionárias me ajudavam muito. Morro de saudade, principalmente da Luana, de quem já falei aqui no blog. Mas tenho saudade do carinho dela com a gente, dos papos que a gente tinha, da cumplicidade.

Porque, pra falar bem a verdade, não sinto falta de ninguém fazendo as tarefas da casa. Eu amo cuidar de tudo com a minha família. E quero ensinar essa paixão pras minhas filhas. Se a gente não cuidar bem da nossa casa quem vai cuidar?

Ajudar ajuda!

E mais. Quero preparar minhas filhas para o mundo. E acho que ensinando a ajudar em casa ensino até noções de cidadania pra elas. Afinal, quando ajudam elas aprendem noções de limpeza. De organização. De jardinagem (já aprenderam que podem matar as plantas com muita água, por exemplo). Aprendem a ter responsabilidade (se não lavarem o potinho de água da Sushi ela vai beber água suja).

Eu já inclusive pesquisei e entre especialistas em educação é unanimidade: ajudar em casa faz bem para as crianças. Então pronto. Estou no caminho certo. E, sabe do que mais? As duas arrumam a cama melhor do que eu!

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!