Jornalismo: 5 maneiras de ser feliz!

Essa semana foi dia do repórter e eu postei no instagram uma foto do início da minha carreira. Na época eu dava os primeiros passos no jornalismo nas emissoras afiliadas a TV Globo no interior de SP. No post relembrei um pouco das minhas passagens por Sportv/Globo, Tv Record, Band e até Nat Geo. Fiz uma mini viagem no tempo…que delícia recordar…

Bom, a questão que me chamou atenção depois desse post foi a quantidade de mensagens que recebi de estudantes ou recém-formados na área. A maiorias das pessoas perguntou como se dar bem nessa área…OI????? Quem sou eu pra dizer isso? E mais: será que existe um caminho certo?

Por outro lado eu queria ajudar de alguma maneira. Sendo assim decidi gravar um vídeo e escrever sobre o assunto. Mas nada de dar o caminho das pedras para os seguidores (até porque eu não tenho isso). Rescolvi falar sobre 5 maneiras de ser feliz na profissão! Melhor, né?

Jornalismo: 5 maneiras de ser feliz

Dica 1- jornalismo é amor

Só escolha trabalhar com isso se vc amar a profissão de verdade, mais do que tudo. Ser jornalista significa abdicar de muita coisa. Perder festa de aniversário, casamento, viagem, reveillon, natal, carnaval. Significa folgar quando todo mundo trabalha e vice-versa. Já pensou nisso?

Dica 2

Seja humilde para começar de baixo, trabalhe na apuração, na pauta, conheça bem todas aéreas antes de querer aparecer no vídeo, assinar matéria. Se possível se ofereça para na fora acompanhar um repórter na rua. Isso me ajudou muito. Eu aprendi muita coisa na prática só de ver os mais experientes fazerem!

Dica 3

Antes de definir se quer trabalhar no impresso, na TV ou no rádio circule por todas as áreas. Eu, por exemplo, amava o jornal impresso e só queria trabalhar com isso…até que conheci a TV! Foi amor a primeira vista! E quem me conhece sabe o quanto eu tinha preconceito…

Dica 4

Preste atenção em pessoas que te inspiram, acompanhe o trabalho deles pela tv, pelo jornal, pela revista. Veja o que jornalistas que te agradam estão fazendo e como fazem. Não pra fazer copiar nada, mas mais uma vez: isso vai te fazer aprender. Aliás, falando em copiar: nao copie nada, especialmente o estilo de ninguém. Tem uma onda de jornalistas engraçadinhos por aí agora. Pode não ser sua praia. Pra que forçar a barra e parecer ridículo? Melhor achar o seu jeito, o seu estilo. Isso vai te fazer diferente e difícil de substituir.

Dica 5

Se prepare. Seja estudando mais um idioma, seja lendo muitos livros, seja focando num assunto ou num curso que te interessa pode ser economia, por exemplo. O que importa é vc estar preparado quando a oportunidade surgir!

Enfim, eu não sou ninguém para dar conselhos. Se eles fossem bons eu realmente os venderia e não daria, mas enfim, dizendo tudo isso eu quero apenas tirar um pouquinho do glamour da profissão, pq como em todas as outras as pessoas só veem a parte boa. Além disso quero ajudar – um pouquinho que seja – quem quer ter sucesso na área. Se a pergunta for “Jornalismo: 5 maneiras de ser feliz” a resposta é só comece se houver amor. Boa sorte!

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!