Teste do Olhinho: essencial!

Você sabia que 80% das doenças oftalmológicas podem ser tratadas e evitadas se houver diagnóstico precoce? Sim, assim como o teste do pezinho o teste do olhinho é essencial para o desenvolvimento não apenas da visão. E também para a evolução motora das crianças.

Teste do Olhinho

De acordo com o Dr. Marcelo Cavalcante Costa, oftalmologista da UTI Neonatal do São Luiz Itaim podem ocorrer doenças graves nos olhos de recém-nascidos. “O sistema visual da criança encontra-se imaturo ao nascimento. Para que o desenvolvimento ocorra, todo e qualquer problema deve ser corrigido precocemente. Com as imagens digitais, podemos assegurar que há condições anatômicas adequadas para o desenvolvimento normal da visão”, explica.

A questão é tão importante que um dos principais hospitais de São Paulo, o Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, oferece o teste do olhinho ampliado. Trata-se de um exame que permite a identificação de tumores, infecções e hemorragias na retina, além de catarata e malformações congênitas dos olhos.

Achei essa novidade tão interessante que decidi compartilhar aqui no blog com quem é ou deseja se tornar uma mamãe. Principalmente porque em geral as alterações oculares costumam ser percebidas pelos familiares em estágios mais avançados, quando o tratamento pode ser mais difícil e menos eficaz. Graças ao teste do olhinho ampliado o diagnóstico e o tratamento podem ser feitos nas fases iniciais das doenças.

Teste do Olhinho

Teste do Olhinho

Como é realizado o Teste do Olhinho

Indolor e realizado com equipamento portátil, o exame é feito por intermédio de captação de imagens oculares (fotos e vídeos) em alta resolução do recém-nascido no berçário ou UTI Neonatal. Essas imagens são analisadas por oftalmologistas pediátricos que emitem o diagnóstico e tratamento indicado, se necessário. O teste do olhinho simples pode não identificar algumas perturbações visuais, que podem progredir e levar à perda da visão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, até os dois anos de vida as crianças devem ser avaliadas por um oftalmologista semestralmente. Após esse período, a entidade indica um exame anual até os nove anos, quando é concluído o desenvolvimento da visão. O teste do olhinho ampliado é indicado no primeiro mês de vida.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!