familia facebook pixel

Mães ganham menos no Brasil

Sim, você leu certo. No Brasil mães ganham menos do que outras mulheres. E mais. Quanto mais filhos elas têm, menor é o salário que ganham. E a diferença não é pequena: uma brasileira com três ou ou mais filhos recebe até 40% menos que uma colega que não é mãe.

Mães e o salário

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, e foram compilados pela consultoria IDados. Ou seja, é fato. Não é achismo, papo de feminista, nada disso. É crueldade.

Claro que entendo que as mães tenham que faltar as vezes por causa da doença de um filho. Entendo que para o empregador isso seja um problema. Entendo que faltam creches no Brasil e que isso é outra questão. Entendo todos os argumentos.

Mas acho que vale dizer algo que os chefes não se deram conta. As mães são super comprometidas com seu trabalho, talvez mais do que qualquer outra mulher. E por um simples motivo. Mais do que ninguém ela não pode se dar ao luxo de perder o emprego. Além disso, depois de ter filhos a mulher passa a ter mais empatia pelos outros, na maioria dos casos se torna uma pessoa mais fácil de lidar.

Se esses meus argumentos não bastarem eu apelo para o emocional. A mulher com um, dois, três ou mais filhos tem uma, duas, três ou mais bocas para alimentar. Um, dois, três ou mais corpos para vestir. É justo ganhar menos? É humano?

Resposta óbvia

Minha experiência diz que não. Quando minhas filhas eram bebês eu tinha um cargo difícil de substituir rapidamente: era apresentadora de telejornal. E o que eu posso garantir é que NUNCA faltei. Sempre dei um jeito de trabalhar, porque não podia perder aquela vaga. Tive 40 dias de licença maternidade no caso da Maitê. Passava madrugadas amamentando. Cuidando da febre. Da cólica. E fazia o quê as quatro da manhã? Ía pro trabalho.

Claro, meu marido ajudava bastante. Meus pais sempre davam uma força. Mas o que estou querendo mostrar é que o comprometimento existe sim. E que ter uma mãe na equipe não atrapalha a vida de comerciante ou empresário nenhum. Muito pelo contrário.

x

Família Muda Tudo!

Assine o Blog da Família Muda Tudo!

*