familia facebook pixel

Perigo: jogo da baleia azul

Pare tudo que você estiver fazendo. Tenha você filhos ou não. Sejam eles adolescentes ou não. Vou falar de um tal jogo/desafio da baleia azul que representa um perigo de vida para os adolescentes. Disputado pelas redes sociais, essa nova moda propõe desafios macabros aos participantes. Que tal se eu te contar que as etapas tratam de automutilação e queimaduras (feitas de maneira proposital) e até suicídio?

Como tudo que é postado na internet, essa onda se espalhou rapidamente pelo mundo. Aqui nos EUA escolas tem soltado comunicados alertando os pais sobre o perigo do fenômeno que na Rússia. Lá, em 2015, uma jovem de 15 anos se jogou do alto de um edifício. Dias depois, uma adolescente de 14 anos se atirou na frente de um trem. Depois de investigar a causa destes e outros suicídios cometidos por jovens, a polícia ligou os fatos a um grupo que participava de um desafio com 50 missões, sendo a última delas acabar com a própria vida.

Perigo: modismo leva a morte

Pesquisei e vi que no Brasil a polícia já investiga dois casos suspeitos. Um no Mato Grosso, envolvendo uma menina de 16 anos, e um na Paraíba. Ou seja, o perigo está próximo e as pessoas precisam ser alertadas para que mais tragédias não aconteçam.

As recomendações para as famílias são muitas. A polícia indica ser essencial monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos. Especialista pedem para que os pais conversem e conscientizem os adolescentes a respeito das consequências de práticas que de brincadeira não tem nada.

Como mãe vou além. Sugiro encontrar tempo e jeito para ficar cada vez mais perto do seu filho, fazendo com que ele se sinta amado e protegido. Não é fácil, nem sempre eles querem, especialmente adolescentes, mas é essencial. Vou além: acho importante deixar o diálogo fluir para que ele se sinta a vontade para conversar com você sobre qualquer assunto. Não menosprezar sentimentos e frustrações também já pode ajudar bastante. E aí? Que tal bater um papo ainda hoje?

 

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Família Muda Tudo!

Assine o Blog da Família Muda Tudo!

*