familia facebook pixel

Os terríveis 4 anos!!

IMG_4716

Os terríveis quatro anos!!

Como toda mãe eu sempre escutei falar dos “terrible two”, ou seja, os “terríveis dois anos” de uma criança que equivalem a “adolescência da infância”. Torci para minhas filhas fazerem três anos e a convivência com elas ser mais fácil…até que elas fizeram quatro anos e eu descobri os “terrible four”, ou seja, os “terríveis quatro anos”!! Sim, minha gente, especialistas garantem que essa é uma das idades mais difíceis dos nossos filhos (antes da pré-adolescência e da adolescência em si, mas vamos deixar pra sofrer com essas questões daqui a alguns anos…).

Com quatro anos a criança já criou independência suficiente para fazer muitas coisas sozinha já que o desenvolvimento motor e cognitivo estão evoluídos. Já é capaz de se vestir sem muita ajuda, já consegue segurar uma tesoura e um lápis, come sozinha (quando quer), responde facilmente as perguntas que lhe são feitas, já fala frases completas (e complexas), já faz muitas perguntas.

Em compensação uma criança de quatro anos faz muitas birras, especialmente com pequenas coisas. Algumas vezes é agressiva e violenta, principalmente com relação aos irmãos e irmãs. Testa a paciência dos pais até o limite. Não quer comer a sopa, não quer tomar banho na hora estabelecida, não quer dormir cedo, quer aquela boneca ou a bobagem da prateleira do supermercado e pronto. Para mostrar sua revolta eles se jogam no chão, gritam, mordem, não medem esforços. Muitas vezes fazem a gente passar vergonha!

IMG_4923-2

Peguei no flagra!! Que tal?

Pois estou passando por essa fase com uma menininha linda chamada Maitê (que completou 4 anos em 31 de janeiro). Nunca foi tão difícil acordá-la, escovar seus dentes, pentear seus cabelos. Ela reclama de tudo. Se saímos quer voltar pra casa. Se estamos em casa fica entediada. Se escolho uma saia para que ela vista, ela queria uma calça. Se está calor quer usar botas, se está frio teima em colocar a saída de praia.

Como se não bastasse tudo isso ela ainda quer ter a última palavra quando leva uma bronca, agride a irmã sem motivo, chora como se tivesse quebrado um braço se não for atendida em seus desejos (de preferência se estivermos num local público).

Já coloquei de castigo no “cantinho do pensamento”, já deixei dias sem Ipad, já proibi de ir ao aniversário da amiga. NADA funciona. Já tentei falar com amor, já fiquei brava e gritei. NADA funciona. E eu que pensava que crianças assim eram culpa dos pais…paguei a língua!!

Pesquisando na internet descobri que trata-se mesmo de uma fase difícil. A fase da AFIRMAÇÃO. Fase em que eles querem ser atendidos e ponto final. Que se sentem melhores que os outros. Que não querem nossa opinião, porque já tem a deles (imagina com 14 anos!!!). Por isso mesmo decidi que o melhor jeito é ser firme no que eu acredito com relação a educação. Resolvi que aqui quem dá as cartas e as ordens sou eu, por mais que eu tenha sonhado com uma educação democrática.

Quer escolher a roupa? Te dou duas opções e você escolhe entre elas! Quer fazer bagunça? Vai ajudar a arrumar depois! Brigou com a irmã? Além de pedir desculpas vai perder algo que gosta por algum tempo, para sentir na pele que quando fazemos algo errado temos que arcar com as consequências. Os tempos podem ter mudado sim, mas ainda acredito que só com firmeza (nada de violência, por favor) as crianças aprendem a respeitar as regras propostas pelos pais. Sim, temos regras aqui em casa. Aliás, no mundo em que vivemos, que se rege por regras, o melhor é aprender a aceitá-las logo desde pequeno. O mundo não costuma ensinar com a doçura dos pais.

FullSizeRender-92

 

39 Discussions on
“Os terríveis 4 anos!!”
  • Meu está com 3 anos e 6 meses, estou grávida de 5 meses e as vezes acho que não vou dar conta quando o mais novo nascer! Nossa!!!! Dá um pouco de conforto em saber que é assim mesmo com todo mundo! Moro em outro estado longe da família do marido e da minha, 0 ajuda e 0 rede de apoio! Só respirando muitooooooooooooooooooooooo fundo, tá difícil! Espero que passe logo! Obrigada pelo texto!

  • Seu Texto pra mim foi como poder tomar um chá de camomila olhando para o horizonte.
    MuitooOOOOooOooO obrigada!
    Estava angustiada e me preguntando onde eu errei ( um monte de gente falando pra levar no psicologo e psiquiatra, falando que não era normal) … noite sem dormir, chorando muito, não sabia mais o que fazer.

    Deus te abençõe e sou grata por suas palavra.

  • Obrigada por ter achado esse texto. Estava procurando algum texto, pois já tá semanas meu filho mudou de comportamento e estou ficando louca!! Sempre leio, mas não sabia dessa fase e que seria tão complicado!

  • Bommm Diaaa Patrícia!!! Tudo bem por aí? Por aqui tudo na paz… Que bacana o seu blog…Amei!!! Deus nos envia anjos, para que os nossos dias sejam mais leves!!! Gratidão por compartilhar experiências da sua preciosa família!!! És um anjo Patrícia!!! Bjs

  • Amei seu relato, me serviu como consolo! Meu filho está com 3 anos e 8 e está MUITO dificil!!!!! birras, escandalos, nao aceita um não… eu acabo perdendo a cabeça e batendo, mas tenho bloqueado isso e conversado… tem melhorado! espero que passe!

  • Estou passando exatamente pelo mesma fase, te encontrei você procurando uma solução, obrigada pelas palavras e dicas.

  • Eu fiquei impressionada com seu texto simples e direto, aqui em estamos justamente nesse mesmo momento, difícil, as vezes bate um desespero. Mas sou da mesma opinião, muito amor, firmeza nas regras e o tempo…

  • Meu Deus! Esse blog, esse texto, tudo… caiu do céu pra mim. Achei que era só comigo, me acho o pior ser humano do mundo, mas agora estou mais calma sabendo que não sou a primeira e nem a última mãe a passar por isso. Muito obrigada❤🙏🏼

  • Patrícia, esse post me salvou ! Estava chorando e me achando a pior mãe do mundo ! Descobri que eu não estou sozinha … Obrigada !

  • Como eu não tenho filhos, não posso opinar muito nesse post! Então só queria dizer que amo quando as meninas aparecem no snap hahah a Têtê tem cara de ser mais sapeca do que a Nina, mas pensa pelo lado bom… você tem uma de cada! 😀 Não to ajudando kkkk mas é só pra dizer que elas são sensacionais no snap mesmo kkkkkk ♥♥♥

  • Vai passar sim!!! Já vivi essa fase com a Nina (que está com quase seis anos e não dá quase trabalho nenhum!!!). Respire fundo, como eu faço, e pense que é só uma fase!!! Bjo

  • Patricia eu nunca li um retalo tão exato quanto a essa fase! Minha filha está a dois meses dos 4 anos e nunca foi dificil. Tem dias que choro de estresse, e passar vergonha na rua, no mercado entao… Mas enfim vai passar né! Beijo tudo de bom

  • Ne me fala, é puxado mesmo, principalmente a gente que mora aqui e não tem ajuda, não temos um minuto pra gente, né? Sei bem como é isso…Mas vamos em frente! Daqui a pouco eles crescem e a gente vai ter saudade dessa fase (todo mundo diz isso!). Bjo

  • Oi patrícia, me identifiquei com esse post. Também tenho duas meninas de 5 e 4 anos e minha pequena ta me deixando com cabelos em pé!!! Acabou de riscar o rosto todo da irma enquanto essa dormia, minha casa ta uma bagunça e ja separei inúmeras briguinhas hoje!! To até chorando, apesar da ajuda do marido, é muito stress, viver longe da família tem dessas coisas!! Bom saber q não estou só nessa situação, faz parte né e vai passar? Ahh estamos juntando $ no porquinho pra ir na disney esse ano?Beijos from Dallas Texas

  • Caramba, mais essa!! Mas cada coisa ao seu tempo, né?!
    O meu está nos terrible twos, achei que fosse conversa de gente que tem preguiça de corrigir- PAGUEI A LINGUA. Ele está com 2a e 5m, mas a profe da escolinha me disse: Calma! Daqui um pouco passa e vem os terrible three! AGAIN…. bjao

  • Obrigada pelo carinho, Giuovanna! E sim, precisamos de sorte e paciência para educar esses pequenos! É uma fase chata mas, no futuro, acho que vamos até sentir saudade!!! kkkk! Bjo

  • Nossa, a minha também enfrenta a gente…que dureza! Mas é da idade pelo jeito…e saber disso conforta a gente. né? Não somos nós que não sabemos educar, é assim com todo mundo!!! Bjo e paciência pra vcs!!!

  • Dá trabalho, né Ana? Aff, ainda mais aqui que a gente não tem ajuda pra nada!!! Mas, enfim, daqui a pouco eles crescem e a gente vai ficar com saudade até do trabalho que eles dão!!! Rs!!!

  • Patricia!!! Tbmmori em Orlando e tenho 3 filhos meninos, posso dizer que já passei por algumas fases mas as da aborrecencia dos 12 anos estão me enlouquecendo, acho que esta fase dos 4 são bem mais faceis, mas cada uma no seu tempo certo.
    Moramos num país onde temos regras a serem cumpridas e é isso que tento mostrar para eles para que as coisas não saiam do nosso controle. Mas posso dizer é muito cansativo e desgastante !!! Boa sorte ai pois aqui tbm estou precisando Beijos Ana

  • Patrícia, ainha filha tem 3 anos é pelo que vi, tudo o que está passando com a sua filha, passo com a minha, sem contar que ela acha que tem razão em tudo e está enfrentando o pai agora…. Cada dia mais difícil né.

  • Patrícia,
    Como sempre seus textos são perfeitos. Mas acredito que a “tendência” é só piorar. A minha tem 8 anos mas acha que tem 15 e quer as coisas do jeito dela. Reclama de tudo e de todos e todo os dias me pergunto o que vai ser de mim quando de fato chegar na adolescência ou na “aborrecencia”.
    Mas temos que ser firmes sempre pq elas nos testam o tempo inteiro. Temos que realmente tirar aquilo que gostam quando fazem algo de errado. E é isso mesmo, boa sorte pra nós.
    Beijos
    Giovanna

  • Perfeito! Aqui tenho um terrible two! E não é moleza não! Good luck!

  • Educar da trabalho, se não tá tendo trabalho, veja se realmente está educando. Tenho uma de 7 anos Patrícia que me testa o tempo inteiro.

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!