Nina virou uma mocinha!
Quando deixamos de ser bebês para nos tornarmos seres independentes? Quando sentimos que não precisamos mais da ajuda dos pais para realizar tarefas simples do dia-a-dia? Será que um dia a gente simplesmente acorda e se sente preparado? Tudo isso vem martelando na minha cabeça desde que Nina decidiu que toma banho sozinha a partir de agora. Sim, Nina virou uma mocinha!
Cada vez que eu pisco elas crescem? É o que parece. A cama dela já não sou eu que arrumo (ufa! Se bem que a da Maitë ainda ~e tarefa minha!). Também não dobro mais a camisola (e ela dobra melhor do que eu). Não guardo os tênis e nem penteio mais o cabelo (que ela lambuza de leave-in, mas ok!). Nada de ajuda na hora de escolher o que vestir ou que acessório colocar. Mas o banho…quem foi que disse que ela sabe fazer isso sozinha?
Confesso que fico apreensiva. Acompanho essa tarefa de pertinho, dando palpite. “Tira todo condicionador, pro cabelo ficar soltinho”, “lava bem as orelhas”, “lava o bumbum”. Ela reclama, diz que quer fazer sem ninguém ficar falando. Por isso mesmo, às vezes, ela corre pro banheiro sem que a gente perceba. E volta cheirosa (toma banho de perfume depois do banho com sabonete, obvio!).
Claro que sei que tudo isso faz parte do processo de crescimento e amadurecimento. Claro que eu amo ver minha filha se tornando independente e estou longe de dizer: “ai que saudade de quando ela dependia de mim” – definitivamente não sou esse tipo de mae… Mas a questão é: como assim? Ela simplesmente acordou e eu sou dispensável? Ela simplesmente acordou e já sabe fazer tudo sozinha? Como é isso? Começo a entender minha mae e seus dilemas. Acho que sempre vou olhar pra ela e vou enxergar um bebê. Mesmo quando tiver uma mulher adulta na minha frente. Como minha mae faz comigo.
Penso como vc! Quero que elas sejam independentes, ensino isso o tempo todo…mas sei lá…é estranho vê-las crescendo às vezes…vai entender cabeça de mãe…kkkkk! Bjs
A gente sabe que os filhos são do mundo… E a gente sabe que saber “se virar” sozinho, ser alguém independente, com iniciativa, boa autoestima, é fundamental para o crescimento saudável de uma criança e a tornará um adulto mais bem preparado para o “mundo”…
Mas mãe é mesmo um baixo esquisito… Cansa, reclama, quer que os filhos cresçam e depois morre de saudade é sempre que dá, cuida, faz comidinha, lava a roupa, arruma o quarto, faz tudo para aquele ser que já é “dono do nariz” mas mora pra sempre no coração materno.
A educação que dou para minhas filhas sempre foi no sentido de torná-las independentes. Pode até soar meio cruel aos olhos alheios, mas é aprendizado para a vida!
Nem me fala!! É rápido demais!! Dá até medo!!!! Bjs
Pois é… eles dormem e qdo acordam já não dependem de todos nossos cuidados, é o ciclo da vida né? As minhas meninas estão cada vez mais independente, (a Rafa esta com 8 anos e me ajuda mtoooo, inclusive a cuidar do irmão caçula de até outro dia era um bebezinho e agora esta com quase 3 anos, e como ele mesmo diz agora ele é um rapaz não mais um bebê… O tempo esta mto acelerado e eles estão crescendo rápido de mais!!! SENHO TEMPO DESACELERA AÍ!!!
Obrigada pelas palavras! E parabéns pela filha independente que vc está criando também!! Bjs
Pois é…. Tenho duas meninas com 1 e 3 anos e a mais velha cada dia que passa se torna mais independente. Já inventou tb de querer tomar banho sozinha mas ainda é pequena e não deixo sem supervisão e claro que eu tenho que finalizar rsrs..
Mas é uma fase gostosa e ainda a vejo como uma bebê, porém nao sinto essa falta toda que muitas mães sentem dos filhos bebezinhos.
Adoro acompanhar seus posts pq muitas vezes me ajuda a lidar com as minhas rsrsrs e a saber que tem coisas e comportamentos que não acontecem só aqui..
Lindas suas princesas!!! Beijos!