familia facebook pixel

Lei para salvar crianças

Mais duas crianças morreram depois de serem esquecidas no carro durante o sol quente semana passada. Os casos aconteceram no Arizona, Estados Unidos. Não vou entrar no mérito da questão. Não sou ninguém para julgar esse tipo de coisa. Mas o fato é que, segundo especialistas americanos, houve um recorde no números de mortes de crianças em carros quentes este ano. E os Defensores das Crianças querem desenvolver uma lei para impedir que isso continue acontecendo.

A ideia é com essa lei os fabricantes de automóveis criem um alarme que avise quando a criança é esquecida no banco traseiro. Um sensor. Algo que apite e que faça o motorista se lembrar, como acontece quando deixamos o farol aceso, por exemplo.

O caso é ais grave do que se imagina e merece atenção especial. Só nos Estados Unidos, estima-se que 40 crianças morrem por ano nessas circunstâncias. O Waze ganhou uma função de lembrete para o usuário (Child Reminders). A GM prometeu um sistema parecido em alguns veículos. Cadeirinhas para crianças com alarme anti-esquecimento também estão sendo testadas.

Lei e campanhas de conscientização

Infelizmente, até agora pelo menos, nenhuma solução mostrou resultados convincentes. Diante disso, campanhas de conscientização continuam sendo a melhor forma de combater o problema. A Safe Kids Worldwide ressalta que, se as pessoas tiverem ampla ciência de que apenas alguns minutos são necessários para que uma criança morra de hipertermia (elevação da temperatura corporal) ou asfixia dentro de um carro, provavelmente serão mais atentas a isso — da mesma forma que ficamos atentos ao atravessar uma rua, por exemplo.

A Safe Kids Worldwide também aponta alguns truques simples também podem ajudar:

  • Colocar músicas infantis quando a criança estiver no carro funciona como lembrete;
  • Deixar bolsa, carteira ou celular no banco de trás (assim, você verá a criança ao pegar esses objetos);
  • Colocar um objeto da criança (como um brinquedo) no volante ou painel do carro, como lembrete;
  • Deixar a mochila dela no banco da frente;
  • Criar o hábito de revisar todos os bancos ao sair do veículo;
  • Colocar um retrovisor adicional que te permita ver a criança com facilidade.

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Família Muda Tudo!

Assine o Blog da Família Muda Tudo!

*