Instagram: como proteger as crianças?

Minhas filhas não tem instagram. Primeiro porque eu acho cedo. E quero que passeiem muito e curtam tudo de bom que tem em Orlando. E, segundo, porque eu tenho medo. Medo de que elas, por serem inocentes, não saibam usar uma ferramenta tão poderosa. Medo de que mostrem e falem demais sobre suas vidas pessoais. Medo de que coloquem sua segurança em risco.

Enfim, o fato é que até hoje consegui evitar que elas se exponham, mas sei que essa blindagem vai durar pouco. Em breve vou ter que sucumbir e deixar as duas terem suas contas…afinal, quase todas as amigas tem e elas estão crescendo…então vai ser inevitável!

Sendo assim, decidi começar a pesquisar sobre como protegê-las…e pesquisando encontrei algumas dicas interessantes.  As mais importantes foram de uma empresa chamada Gemalto. Trata-se de uma empresa do grupo Thales, líder em segurança digital.

5 dicas para manter seu filho seguro no Instagram

Dica número 1:

Remova seguidores desconhecidos

O primeiro passo a tomar é remover todos os seguidores desconhecidos. Muito parecido com o Twitter, o Instagram pode permitir que usuários sigam um ao outro sem ter que perguntar. Se o seu filho não tiver alterado as configurações de privacidade, tecnicamente, qualquer pessoa poderá ver seu perfil e suas fotos.

Para remover um seguidor, basta acessar a lista de seguidores do seu filho e tocar em “Remover”, ao lado do usuário. Assim você poderá bloquear seguidores tocando no nome de usuário e acessando o perfil. No canto superior direito, você encontrará três pontos. Depois de clicar, batsta selecionar “Bloquear”.

Dica número 2:

Ativar “Conta Privada”

Depois de remover seus seguidores desconhecidos, pense em ativar as configurações de segurança da conta privada do Instagram. Isto restringe a visibilidade da conta para aqueles que não seguem teu filho. E permite que ele aceite ou rejeite qualquer solicitação que vier em seguida. Ter isso ativado reduz o número de seguidores desconhecidos.

Dica número 3:

Certifique-se de que a função Mapa do Instagram está desativada

Como o Twitter e o Facebook, o Instagram permite que os usuários localizem seus posts. Isso significa que os seguidores podem ver onde uma foto foi tirada e postada. Para manter seu filho seguro, peça que ele remova todos os locais marcados geograficamente, a fim de que não seja localizado!

Dica número 5:

Evite compartilhamentos de localização futuros

Uma vez que se filho removeu as geo-tags, você pode bloquear essa opção de uma vez por todas. Mas para fazer isso, você precisará desativar os serviços de localização no telefone do seu filho. Para dispositivos iOS, acesse: Configurações> Privacidade> Serviços de localização> Instagram e toque “Nunca” em “Permitir acesso ao local”. Para telefones Android, verifique o site de ajuda do Instagram para obter informações sobre a desativação de geotags.

Dica número 5:

Finalmente … Certifique-se de que eles não estejam divulgando informações pessoais na plataforma!

O Instagram permite que os usuários listem informações pessoais, como seu nome real e número de telefone. Certifique-se de que seu filho não tenha nada em seu perfil que permita que alguém o contate diretamente ou saiba do seu paradeiro.

A sexta dica é minha: tente tirar seus filhos da frente dos Ipads, telefones e vídeo-games. Não estou dizendo para ignorar essas coisas que fazem parte da realidade dessa geração. Mas para criar programas ao ar livre com eles, levá-los para passear e mostrar para eles que existe uma vida real bem mais legal do que a virtual!

 

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!