Green card não é solução dos problemas

Muita gente pensa que o Green Card é a solução dos seus problemas. Porque pra quem não sabe o documento é a autorização definitiva para pessoas que não são americanas permanecerem no país das oportunidades. Ou seja, para quem quer morar nos Estados Unidos ele é sim importante. Ou melhor, essencial. Mas será que é a solução de todos os problemas mesmo? Será que garante a felicidade no novo país?

Green card

Antes de mais nada é importante dizer que tirar o green card não é simples. Não é rápido. Não é barato. Não é todo mundo que consegue. E mais. Ele define se a pessoa pode morar legalmente nos Estados Unidos. Mas não define que a pessoa vai encontrar trabalho na área que gosta. Nem que vai ganhar o quanto espera. Não define que a pessoa vai aprender o novo idioma. Nem que vai fazer amigos rápido. Não define que vai se adaptar a nova vida. Nem que não vai sentir saudade de casa…

Vejo famílias inteiras chegando aqui todos os dias, cheias de sonhos. Enquanto isso vejo outras tantas voltando para o Brasil decepcionadas. Algumas nem esperam o tempo necessário para que as coisas aconteçam. Para que as oportunidades apareçam. Outras simplesmente não se encontram. Não se encaixam. Não se misturam.

É que para mudar de país é preciso mais do que um documento. Mudar de país é mudar de cabeça. De rumo. De caminho. De sonhos. É se decepcionar com um monte de gente. É se apaixonar por outras tantas. É mudar internamente. É virar uma nova pessoa, com nova percepção sobre a vida. É enxergar tudo sob outro angulo, um outro filtro, com novas cores.

Enfim, como eu sempre digo, a minha experiência foi mais do que positiva. Eu, se pudesse voltar no tempo, faria tudo de novo. Exatamente da mesma maneira. Mas se eu pudesse dar uma dica para quem está querendo fazer o mesmo que eu fiz há quatro anos seria: pense bem. Converse com quem já fez essa mudança. Leia sobre o assunto. Pesquise. E, se achar que vale a pena, se jogue. Vá atrás do seu sonho. E do seu green card.

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!