familia facebook pixel

Dia das crianças nos EUA

Hoje é comemorado o dia das crianças no Brasil. A maioria teve folga a semana toda. Muitos ganharam presentes dos pais. É uma festa! Mas aqui nos Estados Unidos não tem nada disso. Hoje é uma quinta-feira normal.

Nosso Dia das crianças

As meninas acordaram cedo e foram pra escola. Na volta vão ter lição pra fazer. Nina tem prova amanhã. Maitê precisa terminar um trabalho. E por aí vai. A questão é que elas descobriram, sei lá como, que no Brasil é feriado. “Não é justo. Quero voltar pra lá”, disseram num só coro.

Sobrou pra mim explicar que, na vida, nem tudo são flores. Que escolhas tem seu lado bom e seu lado ruim. Vantagens e desvantagens. “Mas o que a gente ganha morando aqui?”, elas perguntaram como se tivessem esquecido todas as coisas boas que vivemos nos últimos dois anos e meio.

Fiz uma lista. Mostrei pras duas tudo que perdemos. E tudo que ganhamos. Falei da qualidade de vida, da segurança, da paz. Mas falei na linguagem delas. “Aqui vocês podem brincar na rua sem medo. A gente sai a noite de bicicleta. Andamos com o vidro do carro aberto. Vamos na Disney num fim de semana qualquer. A mamãe e o papai chegam cedo do trabalho. A gente fica muito mais juntos”.

As duas se entreolharam. Tinham entendido o recado. Tinham percebido naquele papo rápido que claro que perdemos muitas coisas ao mudar de país. Mas ganhamos outras igualmente importantes. E vai ser assim sempre, a vida toda.

Quando mudarem de casa, de escola, de namorado, de amiga. A gente sente falta de muita coisa, mas ganha outras no lugar e essa troca, muitas vezes, compensa, apesar da saudade e da falta que sentimos do que ficou pra trás.

O recado estava dado. Ninguém mais estava reclamando. Mesmo assim levantei para buscar um copo d’água e voltei com uma cartada final. Pois bem, no Brasil hoje é feriado do dia das crianças mas, em compensação, dia 31 a gente vai ter milhares de festas de Halloween por aqui. E vai ser o máximo!

 

 

 

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Família Muda Tudo!

Assine o Blog da Família Muda Tudo!

*