Dever cumprido!

Só quem é mãe/pai entende a sensação de dever cumprido ao ver nossos filhos vencerem uma barreira, superarem um obstáculo, irem além do que era esperado deles. Só quem é mãe/pai entende o orgulho de ver o progresso dos nossos filhos, seja ele num esporte, nos estudos, na carreira, na vida. É que só quem é mãe/pai sabe o caminho que foi percorrido até a vitória, acompanhou os momentos de fraqueza, deu a mão para o filho se levantar a cada queda.

Parei para pensar nisso dia desses quando uma amiga me contou da promoção do filho, já adulto, numa multinacional. Senti nas palavras dela uma vontade de chorar e de gritar para o mundo que o menino (pra ela ele nunca vai ser um homem, embora já tenha 29 anos) tinha conquistado o cargo que tanto almejava, embora tenha passado por tantas dificuldades para chegar lá.

Uma outra acaba de saber que sua filha passou no vestibular de medicina depois de 6 anos tentando e de muita luta da família toda já que, durante esse período, ela não podia fazer nada para ajudar financeiramente em casa, já que se dedicava aos estudos 20 horas por dia.

Pensei então na mãe que tem um filho com problema de saúde e recebe a notícia de que ele se curou; na que tem a filha que realizou o sonho de engravidar depois de milhares de tentativas; na que vê o filho superar o medo de dirigir, de viajar de avião, de se relacionar. Pensei na mãe que vê o filho ser o campeão do torneio da escola, da cidade, do estado, do país. Da mãe do filho campeão do mundo!

Não importa a batalha. São todas iguais, guardadas as devidas proporções! O que importa é saber que ele lutou e que você a seu lado durante a guerra. Que secou suas lágrimas, incentivou a ir pro front. E agora vê a vitória!!! Não existe sentimento mais maravilhoso!!!

Digo porque sinto algo parecido todos os dias. Trouxe minhas pequenas para os Estados Unidos sem saberem falar mais do que duas palavras de inglês. Acompanhei o sofrimento delas nos primeiros dias, dei força quando elas quiseram desistir e voltar para o Brasil, incentivei o aprendizado (comprando livros que ajudassem na imersão, fazendo a lição junto, insistindo em ver filmes e desenhos em inglês). Hoje, um ano depois, posso dizer que elas aprenderam o inglês. Escutar as duas conversando e escrevendo no novo idioma, vê-las se comunicando com outras crianças ou perceber que a língua não é mais um bicho-de-sete-cabeças me remete a essa sensação de vitória que só nós mães/pais temos. Que venham as formaturas, carreiras e muito mais. Tenho certeza de que vamos ter muito mais para comemorar juntas!!! A batalha está só começando!

IMG_8594

IMG_8596

2 Discussions on
“Dever cumprido!”
  • Sempre me emociono com seus posts, pq moro no Canada ha 4 meses e tb trouxe meus filhos. Cada Dia e uma luta cheia de conquistas.
    Obrigada por dividir suas expériences e nos encorajar!!!!!

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!