familia facebook pixel

Crianças têm que ajudar em casa!

Crianças

Crianças têm que ajudar em casa! E as minhas estão amando essa “missão!!

 

Minha mãe nunca teve ninguém para ajudar com as tarefas domésticas portanto, quando eu e meu irmãos éramos pequenos, ela disse: “crianças têm que ajudar em casa!” E dividiu assim as tarefas : eu ajudava em tudo relacionado a arrumar a casa e meu irmão ajudava com o quintal e os bichos que a gente tinha (nunca achei essa divisão muito justa, eu tinha muito mais “trabalho” mas, enfim…). O fato é que até seis meses atrás, quando morávamos no Brasil, eu tinha empregada e babá que cuidavam de tudo. Aqui nos Estados Unidos o cenário mudou. Tenho faxineira. E olhe lá! Ou seja: tive que copiar minha mãe. Essa semana tivemos o papo: “crianças têm que ajudar em casa!”.

Comecei explicando para as duas que a mamãe tem muita coisa pra fazer além de cuidar da casa e disse com todas as letras que preciso de ajuda. Depois expliquei que elas já apesar de crianças elas podem colaborar e contei que eu, na idade delas (Maitê faz quatro anos no domingo e Nina tem 5 – faz 6 em junho) já ajudava a vovó Flóry, minha mãe. Terminei o papo dizendo que qualquer ajuda seria bem-vinda (desde recolher os brinquedos e roupas, até arrumar a cama e ajudar a organizar a casa) e perguntei o que elas gostariam de fazer. A resposta veio rápido: “TUDO”!!! KKKKKK! Ou seja, expliquei muito e nem precisava! Elas amaram se sentir úteis! Amaram saber que preciso delas e que são “grandes”! E pensar que eu estava num dilema, sem saber se era hora de “pedir um help”(coisa de mãe, sabe?).
Pois hoje as duas arrumaram as cama. Ficou bom? Não, claro que não, mas o que vale, nesse caso, é a intenção, a vontade de ajudar e de aprender. Elogiei muito a atitude, valorizei demais! Nem falei que tinham que ter puxado melhor o lençol ou esticado o edredon. Deixei as críticas para depois. Era hora de incentivar, de fazê-las se sentirem importantes e não de exigir.
Hoje a tarde, depois da escola, elas vão me ajudar a arrumar os armários. Amanhã vamos organizar o quarto de brinquedos, e assim vai. Acho que quando elas participada arrumação conseguem ver a importância de manter tudo em ordem, bagunçam menos. Pensam duas vezes antes de largar algo jogado por aí. É isso! As crianças têm que aprender a ajudar em casa para perceberem que os brinquedos não vão para os armários sozinhos, que as roupas não entram na máquina por conta própria, que a cama não fica bonita se a gente não arrumar.
12 Discussions on
“Crianças têm que ajudar em casa!”
  • Paty, adoro você. Te sigo a anos. Amei quando você foi pra Record, fazer programa diário, mas não deu certo. Mas adoro tudo que você apresenta. So gosto de assistir carnaval por que é você que apresenta. Odeio carnaval. Façam mais bastidores com vocês na Bahia. Grande br. Heloisa Pimenta.

  • Nossa Patricia lembro Vc do Brasil q legal achei seu Instagram, nao sabia q morava na Florida, Moro na regiao de Tampa bay, faz um post sobre como as meninas convivem com os idiomas, porque meu filho apesar de pais brasileiros tem muita dificuldade com portugues (muito sotaque americano) apesar de em casa ser soh portugues ele fala 90% em ingles nao sei se eh muito novo (5anos) estou tentando dar o tempo dele!!!! Bjs

  • Apoiado!
    Em algum momento elas podem até começar a achar essa parte um pouco chata, mas o olhar sobre a casa, a mamãe fica completamente diferente!
    Em casa cresci ajudando a minha mãe e posso dizer que os dias de faxina sempre foram marcantes pois era sempre um momento de partilha de ensinamentos, responsabilidades e, apesar de demorar o dobro, muuuitas risadas e conversas.
    Fica a torcida pra que você e as meninas possam ter momentos tão agradáveis e cheios de aprendizado como os que eu tive até mesmo na hora da arrumação.
    E parabéns às meninas pela disposição! (Vamos incentivar! hehe)

    P.S: E esse vestido de princesa embaixo do avental? Morri de fofura!!!

    Beijos

    • KKKKKKK! O vestido de princesa já faz tanto parte do meu dia-a-dia que eu nem vejo mais!!!!! E sim, concordo com vc que o momento em que estamos arrumando a casa é um momento de conversar também, de ensinar! Era assim comigo e minha mãe tb!!! Bjo

  • Oi Pati!
    Acho muito valido essa ajuda, é um aprendizado importantíssimo, sem contar que o tempo junto é válido demais….la em casa rola o seguinte, secar a louça (menos facas!) é com a Thau (8anos), é nosso momento a noite, conversar sem interrupções…sempre pedi ajuda a ela, ensinei o quanto ela dar uma “mãozinha” era importante para mim…acho ela entendeu, pois o quarto esta sempre organizado! Sem contar que se sentir útil é o máximo para ela!! Sempre que possível conta pra alguém, é a maneira de dizer “não sou mais um bebê, já sou mocinha!” kkkkkkkkkkkkkkk

  • Olá! Só agora soube que tinha mudado daqui. Pena para nós, mas muito sucesso pra você. Saiu do Jornalismo?
    Adorei o post. Mesmo porque é um assunto que estamos trabalhando muito nos últimos anos (eu e a psicóloga, Celi Piernikarz), em escolas e em palestras com pais. Ajudando a criança aprende a cuidar de suas coisas e das coisas da casa, já que dividem o mesmo ambiente.Cria autonomia, organização e, por consequência, melhor bons hábitos para a vida adulta. Parabéns.

    • Oi, querida! Não deixei o jornalismo não. Continuo na Band – fiz a cobertura do Flórida Cup que acabou em 20 de janeiro (um torneio internacional de futebol que aconteceu aqui na Flórida) – e estou indo apresentar o carnaval de Salvador (embarco domingo para a Bahia!!). Sobre o tema, que bom que a gente pensa parecido e que vcs me mostram, como especialistas, que estou no caminho certo!! Bjo

  • aqui em casa tenho 3 uma de 9 anos outra de 8 e o caçula de 4 anos.confesso que tem dias que nao preciso nem pedir pra eles me ajudarem vao organizam as camas ,brinquedos roupas ,mas tem dias que tenho que ficar no pe kkkkk e outras vezes querem fazer coisas que ainda nao da como por exemplo a mais velha fala mae quero cozinhar kkkaii tenho que explicar que ainda nao da e que precisa ter paciencia kkk, mas ajuda deles e muito bom, bom pra mim e pra eles e pra mim bjs

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Família Muda Tudo!

Assine o Blog da Família Muda Tudo!

*