Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Crianças têm que ajudar em casa!

Crianças

Crianças têm que ajudar em casa! E as minhas estão amando essa “missão!!

 

Minha mãe nunca teve ninguém para ajudar com as tarefas domésticas portanto, quando eu e meu irmãos éramos pequenos, ela disse: “crianças têm que ajudar em casa!” E dividiu assim as tarefas : eu ajudava em tudo relacionado a arrumar a casa e meu irmão ajudava com o quintal e os bichos que a gente tinha (nunca achei essa divisão muito justa, eu tinha muito mais “trabalho” mas, enfim…). O fato é que até seis meses atrás, quando morávamos no Brasil, eu tinha empregada e babá que cuidavam de tudo. Aqui nos Estados Unidos o cenário mudou. Tenho faxineira. E olhe lá! Ou seja: tive que copiar minha mãe. Essa semana tivemos o papo: “crianças têm que ajudar em casa!”.

Comecei explicando para as duas que a mamãe tem muita coisa pra fazer além de cuidar da casa e disse com todas as letras que preciso de ajuda. Depois expliquei que elas já apesar de crianças elas podem colaborar e contei que eu, na idade delas (Maitê faz quatro anos no domingo e Nina tem 5 – faz 6 em junho) já ajudava a vovó Flóry, minha mãe. Terminei o papo dizendo que qualquer ajuda seria bem-vinda (desde recolher os brinquedos e roupas, até arrumar a cama e ajudar a organizar a casa) e perguntei o que elas gostariam de fazer. A resposta veio rápido: “TUDO”!!! KKKKKK! Ou seja, expliquei muito e nem precisava! Elas amaram se sentir úteis! Amaram saber que preciso delas e que são “grandes”! E pensar que eu estava num dilema, sem saber se era hora de “pedir um help”(coisa de mãe, sabe?).
Pois hoje as duas arrumaram as cama. Ficou bom? Não, claro que não, mas o que vale, nesse caso, é a intenção, a vontade de ajudar e de aprender. Elogiei muito a atitude, valorizei demais! Nem falei que tinham que ter puxado melhor o lençol ou esticado o edredon. Deixei as críticas para depois. Era hora de incentivar, de fazê-las se sentirem importantes e não de exigir.
Hoje a tarde, depois da escola, elas vão me ajudar a arrumar os armários. Amanhã vamos organizar o quarto de brinquedos, e assim vai. Acho que quando elas participada arrumação conseguem ver a importância de manter tudo em ordem, bagunçam menos. Pensam duas vezes antes de largar algo jogado por aí. É isso! As crianças têm que aprender a ajudar em casa para perceberem que os brinquedos não vão para os armários sozinhos, que as roupas não entram na máquina por conta própria, que a cama não fica bonita se a gente não arrumar.
Sair da versão mobile