familia facebook pixel

Crescer dói

Dói acordar um dia e perceber que nem todo mundo é legal como a gente pensava. Dói perceber que nem todo mundo gosta da gente como parecia. Que a vida não é cor-de-rosa como a gente gostaria. Dói perceber que muita gente é ruim, deseja o mal dos outros, faz coisa errada. Crescer dói.

Quem me chamou atenção para isso dia desses foram minhas filhas. Uma delas chegou em casa dizendo que a fulana não era mais amiga dela porque disse que vai fazer uma festa e não vai convidá-la. “Mas ela era tão minha amiga até ontem, mamãe! Por que não vai me convidar pra festa?”. Eu, com meu coração partido ao ver a tristeza da minha pequena, engoli a vontade inicial de tirar satisfação com a ex-amiga e disse apenas: “a vida é assim, filha. As pessoas nem sempre são legais, nem sempre são o que esperamos. As pessoas mudam. Arrume outra amiga. Faremos uma festa nossa!”.

Crescer dói

Que droga de frase eu disse pra uma criança tão pequena, pensei depois. Mas já tinha dito. Não dava pra voltar atrás. Eu sei que o ideal era falar pra ela tentar fazer as pazes com a menina, convidá-la pra brincar de novo, sei lá. Mas o fato é que crescer dói, porque a gente percebe que as pessoas não são como pensamos e, se eu agir com o coração (sem ser racional), vou acabar dando respostas assim pras minhas filhas.

Não está certo, eu sei. Mas quem falou que eu sou exemplo de alguma coisa? Quem falou que eu tenho que fazer o que é certo sempre? Quem falou que tem certo e errado na hora de proteger nossos filhos de uma tristeza?

Claro não vou poder poupá-las de todas as frustrações da vida, claro que vou vê-las sofrer muito com amizades perdidas, amores não correspondidos, injustiças. Mas, se eu puder fazer algo para que elas virem a página o mais rápido possível, eu vou fazer. Não quero minhas filhas remoendo, sofrendo, se torturando pra entender o que significa crescer. Crescer dói, meus amores. Infelizmente.

 

5 Discussions on
“Crescer dói”
  • Estendo a minha mão pra vc. Falo isso tb para minhas filhas, nada de ficar remoendo, se der pra contornar a situação na conversa, ótimo, se não der, paciência. O mundo não é o castelo da Disney, e infelizmente a gente passa por muitas situações assim ao longo da via. Facilitava um manual de instruções né??? Um bj pra vc, que parece estar meio assim…melancólica, (se for psicologia barata, me desculpe, mas qdo leio seus textos imagino seu sorrisão neles, e os dois últimos vc me pareceu séria)

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!