familia facebook pixel

Competição de mãe

Eu tive parto normal, comemoram algumas. Eu amamentei anos, vibram outras. Meu filho não faz birra, não usa chupeta e nem mamadeira. O meu tirou a fralda antes de andar. Aprendeu a ler sozinho….É, a competição entre as mães não tem limite. E, pior, não tem a ver com a idade do filho. Tem a ver com ser melhor, com se sobressair. A qualquer custo! Mesmo que isso signifique mentir, enganar, se fazer de sonsa.

Dia desses minhas filhas tinham que fazer um trabalho para escola. Bastava decorar uma caixa de sapato do jeitinho delas. As professoras orientaram para que os alunos usassem cola, lápis de cor, canetinha, giz de cera, adesivos, glitter, lantejoula. Enfim, o que quisessem para deixar a caixa bonita e enfeitada.

Na véspera da entrega lá fui eu, inocente, comprar coisinhas na papelaria para o trabalho escolar. Chegando em casa coloquei as compras na mesa e deixei as duas criando. A vontade.  As caixas ficaram fofas, com cara de coisa feita por criança, claro. Mas era essa a ideia, certo?

competição

competição

Competição de mãe

Pois no dia seguinte, na hora da entrega do trabalho, percebi que algumas mães entenderam outra coisa. para elas era mais uma chance de vencer uma competição. Muitas crianças apareceram na escola com caixas que pareciam ter sido feitas por artistas plásticos renomados. Nada de tinta fora do lugar, nada de adesivo torto. Era tudo milimetricamente produzido…por um adulto!

Agora me diga: qual a razão de tudo isso? A competição entre mães, claro! “Você viu a caixa que meu filho fez, que linda?”, diriam umas pras outras enquanto ririam da caixa do vizinho, imagino eu. Só pode ser. Porque veja, na minha cabeça, numa situação dessas, elas ensinam aos pequenos que eles não são capazes de fazer o trabalho sozinho. Que o certo é mentir para a professora. Que o legal é trapacear os companheiros de classe. E pra quê tudo isso? Pra ganhar a disputa com a vizinha? Fala sério.

Na minha casa eu jamais vou compactuar com isso. O trabalho é pra ser feito por elas? Assim será. No caso da lição de casa sigo a mesma regra. E em tudo mais. Jamais vou fazer algo por elas. Jamais vou dar a entender que elas não dão conta do recado. E, cá entre nós, tenho mais o que fazer do que competir com outras mães.

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!