familia facebook pixel

Como educar seus filhos sem errar!

Esse título termina com um ponto de exclamação. Mas deveria terminar com um ponto de interrogação. Porque, cá entre nós, essa é a pergunta que todas as mães do universo, do planeta Terra se fazem. Mas será que tem como educar seus filhos sem errar? Duvido muito.

Como educar seus filhos

Hoje li um texto em que a mãe de filhos adultos dizia que gostaria de ter sido mais dura com eles. Que acha que foi mole demais, permissiva demais, leve demais. Acha que perguntou quando não tinha nada que perguntar. Que pediu muita opinião deles desde pequenos. Que tinha que ter sido mais linha dura. Mais autoritária. Menos democrática.

Pois bem. Eu, assim como a autora em questão, às vezes acho que sou tudo tranquila demais também. E também acho que estou errando. Mas quando sou o oposto (sim, eu tenho fases) também me culpo achando que estou sendo carrasca demais. Achando que a infância é uma só e que tudo bem dormir sem banho nem escovar os dentes de vez em quando. Que tudo bem não ter hora pra dormir. Que tudo bem não fazer lição um dia. Ou seja: será que a gente nunca acha que está fazendo a coisa certa quando o assunto são os filhos? Acho que a resposta é: não! Nenhuma mãe nunca saberá como educar seus filhos sem errar!

Acho que sempre teremos um arrependimento, um peso nas costas. Sempre carregaremos uma culpa, uma dor. Mesmo que eles se tornem pessoas felizes, bem sucedidas, amadas. Mesmo assim a gente sempre vai achar que podia ter feito mais. Ensinado mais. Exigido mais. Brincado mais. Acho que nunca vamos achar que fizemos o suficiente. Que acertamos na fórmula. Que sabemos o segredo de como criar filhos.

O bom pelo menos é que estamos todas no mesmo barco. Eu, você, sua mãe, minha tia, sua vizinha, minha prima. A diretora de multinacional, a caixa do supermercado, a pediatra, a gari.

 

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!