familia facebook pixel

Como é difícil ser mãe, fala sério…

Ser mãe não é “bolinho”…

Como é difícil ser mãe!! E como eu amo!!!

Como é difícil ser mãe!! E como eu amo!!!

Não importa se você é astronauta ou PHD em células tronco. Se você é CEO de uma multinacional. Se é dona de casa. Se é rica. Pobre. Se tem babá ou optou por fazer tudo sozinha. Ou se não tem opção. Ou se o pai foi embora. Ou mesmo se ficou, ajuda e é legal pra caramba (meu caso!). Em algum momento, minha amiga, você vai se dar conta de uma verdade absoluta: como é difícil ser mãe!

Jogando a real, ninguém nunca tinha me dito que era fácil e nem eu achava que seria. Mas, às vezes, quando paro pra pensar que tenho duas meninas que dependem de mim pra absolutamente tudo, principalmente para construir o futuro delas, aí sim cai a ficha do peso da responsabilidade sobre os meus ombros. Não se trata de dinheiro. É muito mais do que isso. Se trata de educação. Formação de um ser humano (por isso que eu disse que não tem a ver com classe social ou se você tem babá pra dar uma mão, por exemplo!)

Talvez essa sensação seja maior para quem, como eu, optou por morar no exterior. É como se eu sentisse que tirei as duas de perto de gente que podia me ajudar a cuidar delas, como a nossa família e os padrinhos. Aqui somos nós quatro (e nossos amigos que ajudam muito, claro!). Mas o referencial feminino, na maior parte do tempo, sou eu. Só eu! Entenda: nada disso é racional, portanto, o que vem a seguir pode sim ser um exagero, loucura da minha cabeça ou a famosa culpa que nasce junto com os bebês!

Não sou perfeita

De vez em quando me pego pensando se dou mesmo bons exemplos como eu gostaria. Tomo uma cervejinha no fim de semana, solto um palavrão se chuto a mesa com o dedinho, nem sempre estou nos meus melhores dias, agradecendo por acordar, como deveria. Trabalho muito, amo uma rede social, cozinho mal pra caramba, não sei limpar vidro, sou péssima motorista, nunca vou poder ajudá-las a aprender matemática. Muitas vezes estou com pressa; torço pra elas dormirem e eu poder descansar; deixo que brinquem no Ipad para me deixarem jantar; esqueço de escovar seus dentes; não capricho no penteado na hora de irem para a escola. Nem trança sei fazer direito!! Afff! Como é difícil ser mãe!

Tenho medo também das escolhas que tomo diariamente: o país onde vamos morar, a escola onde elas vão estudar, o médico que vai atendê-las, o cardápio do almoço e do jantar. Quando está tudo no automático ok. Mas quando eu paro pra pensar que tudo isso está sob minha responsabilidade me dá um medo. Medo de falhar. Mas a questão vai além da parte prática. Tenho medo de não atender as expectativas de duas meninas que me acham o máximo. Que olham pra mim como se eu fosse perfeita. Não contem pra elas, mas eu não sou!

Desabafo de mãe

Claro que o meu marido está aqui pra dividir tudo comigo e é um homem e um pai nota 1000. Claro que apesar da nossa família estar longe eu sei que posso recorrer a eles quando quiser. Mas EU sou a mãe. Só eu. Dá pra entender? Às vezes nem eu entendo…mas sinto! Sinto que preciso proporcionar o máximo que puder pra que elas sejam felizes e plenas. E tem dias que não sei se dou conta de uma missão tão especial…

Engraçado, mas acho que nunca falei nada disso pra ninguém. Hoje, ao sentar pra escrever um outro post, não consegui segurar meus dedos. Um sentimento que está guardado desde que eu engravidei da Nina veio a tona e, simplesmente, tomou conta de mim. Acho que precisava desabafar. Precisava gritar, mesmo que por escrito. Precisava dizer: gente, como é difícil ser mãe!!! Mas é a missão mais deliciosa e incrível da minha vida. Meu maior desafio e o que mais amo fazer. Meu melhor papel porque embora eu cometa tantos erros, estou sempre dando o meu melhor!

 

 

33 Discussions on
“Como é difícil ser mãe, fala sério…”
  • Patrícia,

    Faz um bem enorme poder ler desabafos como esse seu e perceber que não estamos sozinhas na dificuldade e escuridão que é ser mãe, muitas vezes.

    Obrigada por compartilhar sua “dor” com a gente!

  • É interessante que simplesmente ao digitar ‘não é fácil ser mãe’ no campo de pesquisa eu me senti uma pessoa horrível. Desde que tive minha filha meu mundo virou de cabeça para baixo e a verdade é que, mesmo agora três anos depois de nascida eu ainda não assimilo muito bem a ideia de ser mãe dela. Mas sempre me envergonhei de demonstrar fraqueza, principalmente quando minha própria mãe é um exemplo pra mim e cuidou praticamente sozinha de todos os filhos, assim como foi com a mãe dela… Resumindo, quando penso em reclamar do fardo, sinto que não tenho direito, afinal dou conta de apenas uma criança e tenho a ajuda de minha família. Bem, pelo sim, pelo não, Patrícia, eu fiquei surpresa ao ver que o blog era seu e que o desabafo foi tão real. Você já deve ter ouvido falar que a vida de pessoas famosas aos nossos olhos parece perfeita, então foi muito legal perceber que mesmo você, que é um exemplo de profissional, tem seus altos e baixos na maternidade. Significa que esta é uma verdade universal, assim como você mesma disse. Ser mãe não é fácil. Agora percebo que sou apenas humana por revelar isso, mas que não sou uma pessoa horrível. Fiquei feliz por ler seu post, de verdade. Eu amo minha filha e quero ser a melhor mãe possível para ela, por isso talvez eu deva, antes de tudo, começar a ser sincera comigo mesma e aprender com meus erros, verdadeiramente.
    Desculpe pelo meu desabafo e mais uma vez obrigada por se abrir e saiba que isso não faz de você uma mãe ruim, muito pelo contrário. Penso que encarar os problemas e saber lidar com eles é atitude de uma pessoa corajosa! 🙂
    Tudo de bom.
    Beijo.

  • Enfrento essas mesmas questões e pensamentos. Mas ao ler o que escreveu algo me chamou a atenção quando vc diz que FAZ O SEU MELHOR acredito que isso vai fazer toda a diferença agora e no final. Quando elas crescerem acredito vai nos entender mais como mães,como uma pessoa que o tempo todo quis acertar. Beijos Patricia.

  • É isso que eu penso, Bia! Mesmo se eu estiver fazendo tudo errado, estou me esforçando pra fazer certo, estou dando meu melhor!! E isso já é bastante, né? Beijos e obrigada pelo carinho!

  • Pat, minha Nina tem 1 ano e meio e sempre me pego nesses dilemas. Aí paro e reflito no seguinte: mãe que ama muiiiiito seus filhos sempre toma a decisão correta. Sabe por que? Porque ela vem do coração. Pensa nisso quando precisar acalmar sua alma…beijos

  • Nossa, Patricia me vi escrevendo no seu lugar!!!! Tenho um pequeno de oito anos e perdi minha mãe a 18 anos atrás, me vejo perdida muitas vezes!!! É de enlouquecer,nunca sabemos se estamos indo no caminho certo . ???

  • Exato!!! Eu ODEIO esse tipo de blog onde as mães parecem saídas de um comercial, tudo dá certo, a alimentação é super regrada, ninguém briga nem tem dia ruim. Aff!!! Aqui eu falo a real! Rs!! A vida como ela é!!! E não é fácil! Bjo

  • Isso mesmo! Somos humanas e temos que aceitar nossas imperfeições e aprender com nossos erros! Adorei saber que vc tb “erra”um pouquinho às vezes! Rs! Bjo

  • Vai nos assombrar sempre: bem- vinda ao time das mães! Rs….. Meu conselho é: não se cobre tanto! Aposto que todos à sua volta e você sabem que está dando o melhor de si. E é isso que vale! Nossos filhos serão ainda melhores que nós ?

  • Oi Patrícia, não se sinta só nessa “mea culpa”. Tb deixo ficar mais um pouquinho no computador pra eu ler alguma coisa ou tomar um banho mais relax. Tem noites que não as faço dormir, dou beijinho e elas vão sozinhas. Como vc disse, não tem ligação com ser rica ou pobre, com babá ou sem, somos humanas e fazemos o possível pra dar tudo certo. Perfeitas? Nem de longe! Que Deus nos abençoe!

  • Oi!
    Difícil com D maiúsculo!
    Sabe o que me ajudou muuuuito,pois tenho uma pequena de 2 anos e qdo virei mãe é natural a gente começar a ler blogs sobre maternidade…sabe o que eu fiz?Parei de ler!Além de tdo que temos que lidar ter que lidar com a “perfeição” de certas mães não estava me ajudando em nada!Quem acha que tudo é lindo e fácil pode saber que está mentindo!!!!!!Vc é normal como todas nós!!!!!Bjos Adriana

  • Patrícia vc com certeza é a melhor mãe pra elas, e isso que importa!! Não grile.

  • Que loucura que é ser mãe, né? E vc sozinha deve se cobrar mais ainda…o que temos que fazer, na minha opinião, é nos esforçarmos para fazer sempre o melhor!! Tenho certeza que no futuro eles vão reconhecer! Bjo

  • Paty, quando fiquei grávida me lembro bem que alguém me disse: você é louca, colocar filho nesse mundo doido…e quando Miguel nasceu veio a resposta: agora é minha chance de mudar esse mundo louco…e você tem essa chance duplamente…isso é mágico e pra poucos !!!!! Bjos

  • Quanta identificação! Minha filha completou 1 ano e já me sinto tão cheia de culpa…Me pergunto mil vezes se estou tomando as decisões certas, se estou estimulando o suficiente, se estou dando amor o suficiente, se fiz certo em colocar na escola, se fiz certo em voltar a trabalhar mesmo que meio período…nossa! Tanta coisa! Mas faz um bem enorme ver que não estou sozinha, que sempre tem uma mãe disposta a dividir suas angústias também…Obrigada por compartilhar a maternidade real. Eu adoro acompanhar seus posts e tudo de novo que está acontecendo nessa nova fase de vocês! Um beijo!!

  • Patricia, bom dia! Que bonito seu post!!! Dificil mesmo ser mãe hoje e sempre!!! Dificil saber se estamos errando ou acertando, mas tenha certeza que elas sentem esse carinho todo e essa preocupação master que você tem por elas. Todas nós, mães sentimos um pouquinho de cada coisa que você contou acima e olha, não se sinta sozinha!!!! Eu também não posso ensinar matemática e solto uns palavrões às vezes!!! Coisas de gente que vive a vida!!!! Um beijo

  • Paty,

    Dei um suspiro de alívio e as lágrimas caíram ao ler teu post hoje.
    Super me identifiquei. Não é nada fácil ser mãe, mas uma delícia.
    Obrigada por compartilhar teu sentimento, tuas expectativas e receios.
    Acredite, muitas mães se identificarão com você.
    Grande abraço

  • Lindo Pat! Não poderia esperar outra coisa! Pelo pouco que conheci de vc lendo aqui no blog, não podia ser diferente! Dá pra perceber o quanto você é cuidadosa, generosa e o quanto vc é família ( seu cuidado com as meninas, com suas filhas de pelo, a saudade dos que ficaram no Brasil, o bilhetinho carinhoso para os vizinhos que me serviu de exemplo, rsrsr )
    Pessoas assim não criam seus filhos empurrando com a barriga, de qualquer jeito! Pessoas assim querem o melhor pra seus filhos, querem criar pessoas melhores para o mundo, querem passar os verdadeiros valores, o que realmente importa na vida.
    Como alguém já disse por aí, ter filhos é fácil, difícil é educá-los, é saber dizer não, é criá-los para serem bons seres humanos, para respeitarem as pessoas, para fazerem a diferença nesse mundo tão duro!
    Tenha certeza que vc está fazendo o seu melhor e vai colher os frutos de todo este amor e dedicação!

  • Minha amiga (sim, amiga, pois todo dia venho ver seu site) Pat!!

    Vou te falar só uma coisa: TAMO JUNTO!!!!
    kkkkkkkkkkk
    Não é facil mesmo! Sou mãe de um menino de 6 anos e sozinha.
    Tudo o que vc pensou é a mais pura verdade. Você não ta louca e nem sozinha nessa.
    E sabe o que resta a nós??? Nada e tudo… rsrs…
    Vamos em frente porque a vida não para e esse pensamento vai continuar nos atormentando a vida toda. Pode apostar!

    Bjos

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!