familia facebook pixel

5 desafios ao chegar no novo país

Semana passada fiz um post aqui no blog (e no IGTV) que gerou muita visualização, comentários diversos e milhões de perguntas por direct. Diante disso decidi continuar no tema e responder, ao longo das próximas semanas, algumas das questões que foram levantadas. E começo pelos primeiros desafios ao chegar no novo país!

5 desafios ao chegar no novo país

Acho que o primeiro deles é bem abrangente e diz respeito a adaptação a nova vida. Sim, entre os 5 desafios ao chegar no novo país a adaptação é o primeiro e dos mais complicados. Imagine chegar numa cidade onde você tem que começar tudo, absolutamente tudo, de novo.

Tem que descobrir o que tem na sua vizinhança, tem que testar os produtos que encontra a venda nos supermercados até descobrir os que gosta. Tem que identificar qual o médico é o ideal para seus filhos, como vai ser sua rotina daí pra frente…enfim, tem que começar do zero! É quase como nascer de novo, só que em vez de bebê você nasce adulta. Já pensou nisso?

Começando de novo mesmo

Outro desafio é fazer amizades. Veja, ter conhecidos é fácil. Ter amigos é difícil. Leva tempo. Precisa de identificação. Confiança. Não é de uma hora pra outra. Por isso nos primeiros meses sua família vai fazer esse papel. Serão eles que te farão companhia. E isso, acredite em mim, vai ser muito bom no futuro. Vai fortalecer a união entre vocês.

Se você não chegar aqui empregado terá ainda o desafio de arrumar trabalho. E, acredite em mim, mesmo na terra das oportunidades, encontrar trabalho não é fácil. Lembre-se: ninguém te conhece no novo país! Ou seja, nada de indicação. Será você e seu currículo e experiência. E não adianta mentir. O tempo vai mostrar se o que você falou na hora da contratação é verdade ou não. E, se não for, você sabe o que vai acontecer…

O maior desafio de todos

Lidar com a saudade é, na minha opinião, o maior dos 5 desafios ao chegar no novo país. Desde que cheguei aqui sempre digo que não sinto falta de nenhum lugar os comida. Não sinto falta de nenhuma loja, restaurante, barzinho. Sinto falta de pessoas. De estar presente nos casamentos, nos aniversários. De abraçar meus pais e irmão. De fazer happy hour com as minhas amigas olhando no olho e não pela tela do celular.

Por fim, acho que o quinto dos primeiros desafios é ter força para superar essa fase. Se você quiser muito e tiver essa determinação toda esse período vai passar. Eu garanto. E você vai finalmente estar apta a construir uma historia de sucesso no novo país onde escolheu morar!

x

Família Muda Tudo!

Assine o Blog da Família Muda Tudo!

*