Um ano nos EUA

Hoje completamos um ano nos EUA. Há exatamente doze meses entramos no táxi e partimos para o aeroporto de Campinas para pegar o vôo que nos traria para Orlando e para uma nova vida. 365 dias atrás eu vesti meu melhor sorriso na hora de despedir dos familiares e amigos (para que eles não percebessem minha tristeza por deixá-los), brinquei com as crianças no check-in (para que elas não percebessem meu medo do desconhecido), engoli minhas lágrimas na sala de embarque (para que meu marido não percebesse minha fraqueza). Nunca na minha vida um dia foi tão esperado e tão difícil de ser encarado. Dia 29 de junho de 2015: o dia da maior mudança da minha vida!

IMG_9554

Claro que o apoio das minhas filhas e do Guilherme foi importante nesse dia e deixou tudo mais leve. Claro que  minhas orações e minha fé em Deus também ajudaram muito. Mas me lembro de entrar no banheiro do avião, antes de levantar vôo, olhar meu rosto no espelho e pensar: “é isso mesmo que EU quero? Quero começar de novo com 40 anos?”. A resposta foi sim. Voltei pro meu lugar, apertei os cintos e dei a mão para minhas filhas. “Vamos em frente”, pensei. O olhar do Guilherme me acalmou. Era como se ele dissesse: “estamos juntos e, se der errado, voltamos juntos!” Era o que eu precisava. Precisava me conscientizar que o mais importante estava indo comigo, em busca de um sonho. O mais importante voltaria comigo se fosse necessário.

Desde então nos fortalecemos como família. Descobrimos que juntos somos mais fortes do que qualquer medo. Vencemos a adaptação, as barreiras da cultura, fizemos muitos amigos (perdemos outros e reforçamos o vínculo com os que já existiam, no meu caso meu amigo Rodrigo Branco hoje é também meu irmão). Conquistamos a vida que queríamos, estamos finalmente vivendo nosso sonho. Quanto tempo vai durar eu não sei e nem quero pensar nisso agora. Hoje é dia de comemorar nosso primeiro ano nos EUA. A gente merece uma festa!

 

43 Discussions on
“Um ano nos EUA”
  • Bom dia Patricia e parabéns.
    Me identifiquei com seu texto e gostaria de trocar informações contigo, pois eu, minha esposa e minhas duas filhas estamos com planos de mudar para os EUA, mas temos muitas dúvidas e não temos fontes tão confiáveis.
    Assim como você, estamos aflitos com toda mudança e com muitas incertezas.
    Se puder me ajudar agradeço de coração.

    Paz e saúde para sua família

    • Pra onde estão se mudando Rafael? Estou indo com mei marido e filhos pra região de Miami … talvez Orlando. Ele vai a trabalho… e vcs? Também estamos com frio na barriga, medo do incerto, receio por estarmos longe dos amigos e família mas existem oportunidades/experiencias que se não agregar pra gente (o que eu duvido) vai agregar no mínimo para nossos filhos não é… Abraços!

  • Patricia parabéns pela coragem! Estou de mudança pra região de Miami… meu marido acha melhor pra ele do que Orlando. Estou na dúvida ainda…
    Só temo a saudade… dos amigos e família. Iremos com tudo certinho pela empresa. Com nossos filhos pequenos. Não tenho dúvida que pra eles será melhor principalmente no que diz respeito à segurança. Sempre fui muito apegada a minha mãe. Ela está sofrendo com alzheimer e deixar ela aqui tem me angustiado… mas eu estar aqui não muda muito. Mas estar aí muda tudo! Você sabe do que estou falando…. rezar, pedir a Deus forca pra superar a fase de adaptação… afinal será só eu e meu marido! Colocar nas mãos de Deus!

    • Miriam, sei exatamente o que vc está sentindo e é muito difícil mesmo. A saudade é enorme, a falta que a gente sente das pessoas dói. Mas são escolhas…a gente ganha de um lado e perde de outro, né? Bjs e boa sorte!

  • Que texto fantástico Patricia!
    Vivo esse lema também, mas para Califórnia. Meu Pai já é cidadão americano e já está a mais de 20 anos lá, sofro uma pressão terrível dos meus amigos para levar meu marido e minha filha de 7 anos para lá. O medo me domina sim, pois como você disse começar do zero é tenso e amedrontador.
    Me conta, você já foi com visto para morar? Como fez para mudar toda sua vida e família?
    Parabéns pela coragem e que Deus os abençoe abundantemente!

    • Oi, querida! Sim, eu vim com toda documentação certinha pra morar, um advogado de imigração foi quem cuidou de tudo! Mudar com a família toda não foi nada fácil mas, olhando pra trás, fico feliz de ter tomado essa decisão!! Se eu fosse vc não pensava duas vezes…Beijos

  • Parabéns à toda a família por enfrentar o desafio e realizar o sonho tão desejado. Desejo-lhes ainda mais sucesso e realizações.

  • Que bacana! Parabéns pela coragem!
    Achei que fosse apenas um ano sabático.
    Vc era uma profissional bem sucedida, qual o motivo da mudança?
    Boa sorte para vcs!!!

  • Daqui uma semana entro no mesmo barco que você… Eu, marido e duas filhas, embarcando para vivermos um sonho! Acompanho vc e de certa forma vc me passa coragem e mostra que é possível sim! Apesar da saudade, do medo do desconhecido, das alegrias e frustrações, essa é uma experiência única, que une a família, estreita os vínculos e laços… e é isso que me motiva. Vamos lá! Daqui 365 quero estar como você, olhando pra trás e dizendo: valeu a pena!

  • Olá, Patrícia!!!
    Tem algum motivo em especial ter escolhido Orlando?
    Em algum momento pensaram em morar em Miami, por exemplo?

  • Gente! Tudo o Q eu queria nesse momento era isso. Poder mudar de vida. Mudar de cidade ou de pais. Começar tudo do zero. Coragem não ne falta. Talvez um pouco de saudade é angústia no peito. Mas partir sem rumo, sem saber o fazer eh muito desafiador e intrigante.
    Desejo toda a sorte e felicidade do mundo pra aqueles Q puseram o pé na estrada e estão aí lutando um dia pos o outro por um lugar ao sol. Ele brilha pra todos. Basta pensar nisso!

  • Que lindo!
    Estou nesse processo de viver essa experiência por aí e todos esses questionamentos já passam por mim. Que bom ler isso e sentir que vale a pena! =]
    Uma amiga me disse uma vez que não há problema algum que o tal sonho de viver fora do país seja cheio de idealizações pois no final, sempre, sempre vai valer a pena pra gente.
    Que os próximos momentos, anos que estão por vir de vocês por aí sejam abençoados! =]

    Beijinho

  • Texto lindo, emocionante e verdadeiro, como sempre! Imagino como deve ter sido difícil a hora “h”, mas graças a Deus deu tudo certo! Torço muito por vocês!

  • Lindo texto!!

    Estou indo morar em Orlando ano que vem com minha família e sei que vou sentir a mesma coisa que vc. Queremos realizar nosso sonho, mas bate sempre aquela angústia.
    A melhor para nossa família é o Q nos dá força pra vencer as barreiras e começar de novo a nova vida. Espero poder te conhecer pessoalmente aí!
    Bjs

  • Parabéns!!!
    Ano que vem também estarei aí, em Ohio
    Já estou ansiosa, também tenho duas meninas A Juliana de 3 e a Giovanna de 8, mas será temporário, por 3 anos, meu marido estará a trabalho…. Tenho fé que vou conseguir passar por tudo!!!!

  • Olá, parabéns a essa família guerreira!
    É isso, viva um dia de cada vez e comemorem, pois vcs merecem!

    Bjs

  • Incrível como passou rápido, pelo menos para quem está de fora. Desejo muitos anos a mais nessa nova jornada. Acompanho desde o começo e aguardo ansiosamente pelos posts.
    O meu sonho e do meu marido é mudarmos para Orlando, porém tivemos que adiar um pouco os planos, mas peço a Deus que este sonho se realize. Por enquanto, me realizo lendo seus posts. Um grande beijo em sua família.
    Adriana Carlos

  • Descobri seu blog há pouco tempo e estou amando seus textos. Tb me mudei para os EUA e estou aqui desde 2012… Me lembro como se fosse ontem do dia em que meu marido e eu estávamos em GRU esperando nosso vôo… uma casa montada de repente se resumia a 8 malas. Minhas dúvidas e incertezas eram exatamente as suas, e passada a fase de adaptação, como é bom olhar pra trás e ver que tudo valeu a pena, né?! Parabéns pela coragem de recomeçar! E que vcs possam comemorar mtos e mtos anos aqui nos EUA! Tudo de bom pra vc e sua família!

    • Nossa, eu também tive essa sensação de ver minha “vida”resumida a algumas malas. Que loucura, né? Que bom que o mais importante, nossa família, estava com a gente e por isso tivemos a coragem de mudar tudo!!! Parabéns vc também pela coragem!! Bjo

  • Estou tb no processo de mudar de país. O que posso dizer depois de ler isso? Me emocionei demais.. vc escreve com a alma. Parabéns!!! Deus continue a abençoar vocês.

  • Bom dia querida!!! Acompanhei tudo desde o começo, e fico muito feliz por tudo que deu certo, por cada conquista.
    Vocês realizaram o sonho de milhares de brasileiros, de que alguma forma não tem coragem ou condições de tentar uma vida melhor nos EUA.
    Desejo a essa família linda felicidades e muito amor, que Deus abençoe vocês.
    Ainda vou acompanhar por muitos anos, as comemorações de mais um ano de moradia nessa terra mágica!
    Beijos no coração!!!!

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!