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Muito para aprender em pouco tempo!

Muito para aprender em pouco tempo...

Muito para aprender em pouco tempo…

Nina e Maitê mudaram para os Estados Unidos com um conhecimento mínimo de inglês. Sabiam falar mãe, pai, água. Sabiam pedir por favor. E só. Foram 4 meses de aulas do novo idioma duas vezes por semana. Ou seja, 32 aulas, o que é pouquíssimo mesmo se tratando de crianças que, como todo mundo diz, aprendem rápido. As aulas na escola americana começaram há quase 4 meses, em 20 de agosto. A evolução foi enorme. Elas entendem tudo, falam frases inteiras. Mas a cobrança é muito pesada, principalmente em cima da Nina, que está sendo alfabetizada! Muito para aprender em pouco tempo, sabe?

Dia desses ela teve uma crise falando que não quer mais fazer lição, não quer mais aprender inglês. Sou obrigada a concordar: o desafio é enorme. Aprender a ler e escrever já não é das tarefas mais fáceis, vamos combinar…agora some-se a isso o fato dela ter que aprender isso em outra língua! Tadinha!!!

Claro que eu sei que ela não é a primeira nem a última a passar por isso, claro que eu sei que ela vai sobreviver, vai aprender. Mas perceber minha filha tão cobrada, tão pressionada (até por ela mesma), me parte o coração. Para ajudar tento fazer do momento de estudar um momento gostoso: comprei um monte de canetinhas novas, tesoura, régua, tudo para que ela se interesse ainda mais. Fora isso, essa hora passou a ser só dela (não importa se sou eu ou o pai que esteja ajudando). A cada acerto fazemos uma festa, vibramos! Tentamos não deixá-la frustrada com os erros, tentamos fazê-la entender que esse processo é assim mesmo. Explicamos todos os dias que ela tem que ter determinação e paciência! Tem que querer aprender, mas tem que se permitir errar.

O aprendizado leva tempo. Ela, a escola, nós da família não podemos ter pressa. Aos poucos as coisas entram nos eixos e ela vai absorver tudo que está sendo ensinado. Prova disso é o que eu falei no início do texto: Nina chegou aqui sabendo duas, três palavras em inglês. Hoje faz frases completas, conversa com amigas de outras nacionalidades numa boa. Não é fluente na língua ainda, claro, mas o progresso é enorme e visível. O importante é que ela saber (e eu deixo isso claro sempre) que está sim aprendendo como esperado. Embora queira saber mais e se cobre por isso, é muito para aprender em pouco tempo! E nós estamos felizes com o que ela conquistou até agora!

 

 

9 Discussions on
“Muito para aprender em pouco tempo!”
  • Patricia, como lecionei no Brasil e hoje leciono justamente Kindergarten aqui posso dar uma dica básica: aqui a gente inicia a alfabetização ensinando as crianças uma lista de hight frequency words. Nessa altura do ano letivo, vc com certeza já conhece as sight words. Faça flashcards e crie jogos como a Azi falou, tipo memory game. E, como vc mesma disse, não tenha pressa, elas vão tirar de letra. Como eu queria ter aprendido na idade delas.

  • Sim, com certeza, temos que ter muita paciência, cada criança tem seu tempo. Uma dica importantíssima que eu tenho para te dar e que pode ajudar muito na alfabetização da Nina, principalmente na hora da leitura: se for possível, tenta ensinar a ela os sons do inglês não existentes no português, ex: o do TH, pois existem dois. Minha sobrinha tinha muita dificuldade na pronúncia deles, como não existem na língua portuguesa, é um pouco difícil de aprender, até para adultos. Notei que mesmo convivendo com pessoas que falavam inglês, ela não conseguia pronunciá-los corretamente. Na língua falada soam tão rápidos que quase não dá pra notar (não sei se vai ser o caso de sua filha, é só uma dica, mesmo, ok?) depois que ela aprendeu, sua leitura evoluiu muito. Até hoje eu lembro e rio dela tentando falar TRÊS e falava ÁRVORE kkkkkk. THREE e TREE, por que pronúncias tão parecidas, poxa? rs. Bjs e boa sorte com a pequena. Ah! E continua postando sobre o processo de alfabetização da Nina, estou adorando saber sobre a evolução dela.

  • Isso mesmo! temos que ter paciência, aqui é tudo muiiiito diferente do que estamos acostumadas, não podemos sofrer. O que resta é ajudar nossos pequenos e dar tempo ao tempo, né? Bjo

  • Que delícia receber essa mensagem!!!! Mas vou responder pelo email porque sim, preciso muito de ajuda e a sua é mais do que bem-vinda!!!!!! Bjo grande, cheio de saudade!!!!!

  • Oiiii Pati, Nina, Maite e Papai!
    Qt tempo!
    o semestre foi bem corrido por aqui.
    encerramos o ano e agora, início das férias.
    então, não soube mais de vcs,exceto pela Fernanda…
    Pati, sobre essa questão, calma!
    Pode me dizer exatamente o que estão exigindo da Nina nesse momento?
    Tenho algumas ideias, mas, preciso entender o que estão trabalhando exatamente.
    as canetinhas são bacanas, mas, será necessário maiores investimentos nessa conquista para que essa fase seja um processo e não se transforme em trauma ou o que não desejamos: que entenda que estudar e conhecer não é prazeroso.
    Estou à disposição para ajudá-las.
    antes de tudo: invistam nas rimas (tão bacanas e ricas que existem ai)
    JOGOS!
    tenho alguns nomes legais de jogos que qq toys r us vende e auxiliam bastante
    alguns deles, privilegiam o conhecimento das letras aos sons, nas rimas, que ai é diferente.
    Pati, Sr Guilherme, entendam algo importante:
    o processo de letramento aqui no Brasil, leva algo como 1 ano, 1 ano e meio
    ai, leva 2 anos e meio!!!
    Pq?
    Pq são muitos sons derivados e uma única letra.
    estou vivendo isso aqui, acompanhando esse processo que já se iniciou na escola de imersão, que acompanho de perto.
    então, creio que investir bastante agora em jogos para a familia (e nessa, a Maitê sairá ganhando), brincadeiras ligadas às rimas, cartazes feitos em família, espalhados pelo quarto dela, com a grafia das letras sempre iguais, ajudará muito.
    Tente me dizer o que estão trabalhando nesse momento, ok
    tenho inclusive como saber novas estratégias aqui, no idioma inglês, para ajudar nossa querida Nina a não passar por maiores desafios que o prórpio processo já inclui.
    Caso nao dê tempo de nos falarmos,
    desde já MERRY X’MAS
    aproveitem,
    bjs
    AZI

  • Olha, eu confesso que achei que seria mais fácil… estou aqui há quase 2 anos e vejo que meninas já conseguem ler, mas não como uma criança de 9 anos. O vocabulário também é bem restrito. O pior é que mesmo eu incentivando leitura, em inglês e português, vejo que conseguiram piorar na leitura e na escrita do português. Mas, no final vai dar tudo certo.. mesmo que dure mais tempo.. rs bjs

  • Adorei saber a historia da sua sobrinha! Que bom que deu tudo certo com ela! Tenho certeza que esse processo leva tempo mas que, em breve, minha Nina também vai vencer!!! Temos que ter paciência, né? Bjo

  • Vai dar tudo certo, Pati, a Nina vai conseguir. A minha sobrinha foi alfabetizada primeiro em inglês, depois em português. Agora você imagina a correria em tentar alfabetizar uma criança em português com 08 anos de idade em 08 meses, ter que aprender desde o começo, sílaba por sílaba, fonema por fonema, duas línguas completamente diferentes (ela foi alfabetizada em inglês com 05 para 06 anos) não sabia ler nem escrever quase nada em português (só o nome e algumas palavras) só escrevia se ditasse para ela, rs. Foi muito complicado pois ela queria ler palavras no português como se lia em inglês, e ficava uma bagunça só. Resultado: não aprendeu quase nada em 08 meses. Só aprendeu de verdade quase voltou para cá. Teve de ser atrasada em 1 série pois não sabia ler nem escrever quase nada em relação as crianças da sua idade. Assim que entrou em contato com a língua materna aprendeu rapidinho, teve uma alfabetização tardia, mas aprendeu, hoje sabe ler e escrever nas duas línguas, apesar de fazer aulas de inglês particular para não perder o contato com o idioma. Tudo é questão de prática, mas depois do sofrimento vem a alegria. Nina é uma menina muito esperta e vai passar por essa, e quando você menos esperar, já vai estar lendo tudo. Boa sorte na alfabetização de sua filha!

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