familia facebook pixel

Homens e mulheres e aposentadoria

Homens e mulheres e a aposentadoria

Igualar a idade de aposentadoria e o tempo de contribuição entre homens e mulheres. Esse é um dos assuntos mais comentados dos últimos dias. Em discussão na Câmara dos Deputados, o texto estabelece um mínimo de 65 anos de idade e 25 anos de contribuição para ambos os sexos. Hoje as mulheres se aposentam com 60 anos e 30 de contribuição. Os homens com 65 e 35. Quer dizer que o governo acha isso justo mesmo?

Dados

Já não chega dados do IBGE comprovarem que as brasileiras trabalham mais? Em média, 55 horas por semana, incluindo os afazeres domésticos. Enquanto isso os homens dispendem 50,5 horas (o que significa que trabalhamos 20 horas a mais por mês e 240 a mais por ano)?

Não chega saber que, de acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios, do IBGE), nós, além de trabalharmos mais ainda ganhamos menos e ocupamos vagas piores?

Já não chega constatar por meio de pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) que, mesmo com avanços obtidos nos últimos anos, a condição feminina no mercado de trabalho “está longe” da igualdade em relação aos homens?

Igualdade só na aposentadoria é piada

Claro que tivemos avanços nos últimos tempos quando o assunto é a nossa participação no mercado de trabalho, mas estamos longe do ideal. As mulheres continuam sim sendo discriminadas. Pra piorar a maioria continua sim tendo jornadas duplas, triplas. Muitas trabalham o dia todo e depois tem que cuidar  da casa e dos filhos sozinha. E, no final das contas, são essas mulheres que tem que se igualar aos homens na hora de se aposentar?

Longe de ser feminista sou realista. Enquanto as mulheres não receberem o mesmo que os homens, não trabalharem o mesmo que os homens (na rua e em casa) e não receberem o respeito que os homens recebem no mercado de trabalho elas tem sim que ter direito a aposentadoria antes deles.

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!