Hoje foi dia de doar!
Se tem uma coisa que faço questão que minhas filhas sejam é: solidária. Quero que se incomodem com a dor e a necessidade do outro e que, mesmo que nunca tenham passado por nada parecido, sintam vontade de ajudar quem precisa. Pois hoje foi dia de colocar isso em prática: hoje foi dia de doar!
Tudo começou quando as escolas colocaram caixas grandes nas entradas para recolher doações para o Natal. Minhas filhas ficaram curiosas para saber o era aquilo e eu expliquei pra Nina e para Maitê que muitas crianças não têm a sorte de ter um monte de roupas e de brinquedos como elas e que adorariam ganhar algo que as duas não gostem ou que não sirva mais. Convoquei minhas filhas então para fazer uma limpeza no guarda-roupa e no armário de brinquedos.
Confesso que foi muito fácil na teoria, elas concordaram de cara em doar mas, na prática, foi bem complicado. Como toda criança elas são apegadas, principalmente aos brinquedos. “Esse a gente brinca ainda”, diziam ao pegar um brinquedo que nem lembravam que existia e que estava no fundo do armário há meses. Conversando, devagarinho, fiz as duas pensarem se isso era verdade mesmo, dizendo que uma menininha que ganhasse aquilo ía ficar muito feliz. Pronto. Elas concordavam e separavam o brinquedo, pensando na criança que o receberia.
Com relação aos sapatos e roupas foi bem mais tranquilo. Fiz uma prévia, separando o que achava que não servia mais. Depois provei peça por peça nas duas (e constatei que elas cresceram mais do que eu pensava!!!). Tudo separadinho seguimos para a escola para fazer as doações. O mais legal foi ver que minhas filhas, apesar de relutantes no começo, acabaram se conscientizando de que estavam tendo um gesto legal, que estariam fazendo felizes crianças como elas. Foram elas que colocaram as sacolas nas caixas. Sem drama. Pelo contrário. Estavam as duas com um sorriso no rosto que só quem faz o bem sabe dar!!
Exatamente! Não quero que minhas pequenas cresçam indiferentes a esse mundo de desigualdades sociais tão grandes! Quero ajudá-las a serem pessoas melhores! Bjo
Belo gesto, Patricia!
Eh bom as criancas desde pequenas, terem a consciencia que sao privilegiadas e que existem pessoas que passam necessidade!!!
Bjs
Concordo! Eles precisam saber que tem crianças que não tem nada e tem que se incomodar com isso, para serem adultos solidários! Bjo
Oi Patricia!! Muito importante isso! Acho que deveria ser assim sempre né…. Desde pequeno, meu filho separava os brinquedos para doação sempre perto do aniversário e do Natal, para que os novos brinquedos chegassem (hoje, ele nem tem mais tantos brinquedos – já está crescido). Acho muito importante a participação deles. Um beijo
Pois é…se a gente puder fazer alguma coisa pra ajudar já vai ser bem legal, né? Bjo
Vou assistir sim, já me falaram que é o máximo!! Bjo e obrigada pela dica!
Estou admirada com as iniciativas das escolas daí! Importantíssimo as crianças aprenderem desde pequenas a importância desse gesto!
Quando tiver um tempinho, assista com elas Toy Store 3 que fala também sobre a doação de brinquedos.
Patricia, so uma dica: é bacana que elas facam suas doacoes, muito mesmo! Porem, acredito eu, que e importante que elas doem algo que elas gostam e que ira fazer o bem para alguem. Nao gosto muito da ideia de doarmos apenas o que nao gostamos ou que nao esta servindo mais… fica meio que parecendo que o nosso gesto tem dupla intencao…. enfim, gostaria muito que no mundo houvessem mais maes como voce, preocupada em criar bons filhos para esse nosso mundo ja tao complicado. Parabens!