familia facebook pixel

Colar ambar funciona?

Colar ambar?

Dia desses fiz uma pesquisa no meu Facebook (Patricia Maldonado Oficial). Lá eu perguntei quais os temas que mais interessavam as leitoras. E esse foi um dos mais votados: o colar ambar! Sabe  aquele que muitas mães usam nos filhos para aliviar dores nos bebês? Pois ele ficou no topo da lista. A maioria das mães queria saber como ele funciona. Se funciona. Se eu usei.colar ambar

Pois bem. Na época em que minhas pequenas eram bebês eu não tomei conhecimento de colar amar nenhum. Não conheci ninguém que usava e arrisco dizer que não existia no Brasil. Hoje, morando aqui nos EUA eu vejo a peça em vários bebezinhos, especialmente nos americanos.
Mas como esse colar funciona afinal? O âmbar é uma resina vegetal que se tornou fóssil há aproximadamente 50 milhões de anos. Ele é encontrado principalmente na região dos Bálticos e as propriedades do colar só valem se as pedras forem dessa área.  Nelas se encontra o ácido succínico. Estudos afirmam que esse composto químico fortalece o sistema imunológico, estimula o sistema nervoso e melhora a atividade metabólica. Por isso, o âmbar atuaria como analgésico e anti-inflamatório natural.
Segundo os vendedores, em contato com a pele do bebê, as pedras do colar se aquecem e liberam quantidades minúsculas do ácido succínico no corpo. De acordo com as mães o acessório auxilia especialmente durante a fase de dentição, por aliviar dores e desconfortos como inchaço da gengiva e febre.
A Associação Brasileira de Odontopediatria tem como posicionamento oficial a não recomendação do colar de âmbar durante a fase de dentição. Segundo os profissionais há o risco de asfixia e as crianças que usam a peça tem que ser vigiadas. Além disso, a maioria dos médicos é taxativa ao afirmar que não existem estudos que comprovem sua eficácia.
E aí? Ficou na dúvida? Eu também! Minha sugestão nesse caso é: converse com o seu medico, confie no que ele te indicar e decida o que é melhor para o seu filho!
Obs.: Anna Lu, sei que o post não respondeu sua dúvida (se ele funciona ou não). Mas não tenho como dizer com exatidão. Os médicos dizem que não, as mães dizem que funciona….enfim…
 

 

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Família Muda Tudo!

Assine o Blog da Família Muda Tudo!

*