familia facebook pixel

Cobrança, abuso sexual e suicídio

Não vi e nem quero ver o vídeo da menina de 12 anos se suicidando no quintal de casa. Mas acho importante discutir o assunto. Antes de tirar a própria vida Katelyn Nicole Davis desabafou. A cobrança por ser bonita e o abuso sexual que sofreu de um parente teriam sido os principais motivos para ela desistir de viver. Que tristeza.

A tragédia aconteceu na Geórgia no dia 30 de dezembro e, desde então, a família e a polícia tentam tirar as imagens do ar. O problema é que o vídeo viralizou e qualquer um consegue ver as cenas dramáticas se quiser. Trata-se de uma criança atormentada que amarra uma corda numa árvore, sobe num balde e se enforca. Uma tragédia que me choca, comove e alerta. Pela morte em si, pela maneira como tudo aconteceu e pelos motivos.

Pouca gente se dá conta, mas o abuso sexual por alguém da família é mais comum do que se imagina. Pesquisadores chegam a dizer que mais de 70% dos abusadores são membros da família imediata ou alguém muito próximo à vítima. É preciso ter muita atenção as reações das crianças. Muitas delas não conseguem contar o que estão passando pra ninguém. Mas através de atitudes e mudanças de comportamento podem demostrar que algo está errado. É preciso diálogo, confiança. Amor.

Cobrança pelo padrão de beleza

O outro motivo que levou a menina a desistir de viver também é seríssimo e precisa ser debatido. O padrão de beleza ideal gera cobrança nas mulheres desde a infância. Dados de uma pesquisa mundial desenvolvida pela Dove/Unilever, em 2004, mostra que dois terços das mulheres entre 15 e 60 anos de idade evitam atividades básicas da vida porque se sentem mal com sua aparência; mais de 92% das garotas declaram querer mudar pelo menos um aspecto físico; nove entre dez mulheres querem melhorar alguma coisa no corpo!

Como mães temos a obrigação de ajudar nossas filhas a se aceitarem, a não deixá-las obcecadas pela estética, a mostrar que somos muito mais do aparência. Ensinar nossas pequenas a se dar bem com o espelho tem que fazer parte da educação assim como escovar os dentes e pentear os cabelos.

5 Discussions on
“Cobrança, abuso sexual e suicídio”
  • VERDADE! PRECISAMOS FICAR SEMPRE EM ESTADO DE ALERTA COM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO DE NOSSOS FILHOS. PROCURAR SEMPRE MANTER O DIALOGO COM ELES PARA SABER DE SUAS ANGUSTIAS, MEDOS, TRAUMAS…PASSANDO CONFIANÇA PARA ELES. SO ASSIM PODEMOS EVITAR TRAGÉDIAS COMO ESSA

  • “Ensinar nossas pequenas a se dar bem com o espelho tem que fazer parte da educação assim como escovar os dentes e pentear os cabelos.”
    Vou levar essa frase pra vida!!

  • Nossa, que coisa triste. Que mundo louco. As revistas femininas inclusive as voltadas para as adolescentes, deveriam colocar modelos normais, gordinhas, com espinha, cabelo ondulado, para ajudar nessa loucura de padrão de beleza. Parar de chamar as modelos gordinhas de “modelo plus size”, são modelos, são mulheres. Se uma atriz tem filho, quando ganha a 1ª pergunta é: como perdeu os kilos extras? Já ta malhando? Eu tenho nojo disso tudo. Que Deus console essa família.

  • Ser mulher não é fácil, ainda mais nessa sociedade machista. Por isso, é fundamental que a mãe, como mulher, seja sempre referencial e apoio às suas meninas. Pois, nós, mulheres, temos que cuidar uma das outras (principalmente, mães e filhas). Um beijão Patrícia! 💜

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!