familia facebook pixel

Bebês prematuros e polvos de crochê

O que bebês prematuros e polvos de crochê tem a ver um com o outro? Tudo! Pelo menos foi isso que um projeto na Dinamarca descobriu! O que num primeiro momento parece apenas um bonequinho feito a mão, de acordo com especialistas faz os bebês prematuros se sentirem mais seguros e confortáveis nas incubadoras das maternidades! Tem coisa mais fofa??

Bebês prematuros mais seguros

bebês prematuros

Segundo especialistas, os brinquedinhos de crochê remetem ao cordão umbilical através dos macios tentáculos dos polvos. O objeto então faz com que o bebês sintam a segurança do útero materno e relaxem. No hospital onde o projeto foi lançado, a equipe médica registrou melhoras nos sistemas cardíacos e respiratórios dos bebês, além de um aumento no nível de oxigênio no sangue.

O mais legal de tudo é que a ideia nasceu através de um grupo de voluntários dinamarqueses, mas hoje já se espalhou pelo mundo. No Brasil o Hospital Infantil Santa Catarina, em Criciúma , foi um dos primeiros  a introduzir os bonecos nas UTIs neonatais. A responsável pela iniciativa foi a enfermeira Gabriela Maciel. E ela quem explica os resultados.

“Como os bebês aqui na UTI têm o tubo e a sonda, que é para alimentação e respiração, a gente viu também que o número de vezes que a gente tem que repassar esses dispositivos é bem menor porque eles ficam com a mão no polvo e esquecem da sonda e não puxam com frequência”, conta.

Agora o desafio nesse e em outros hospitais que querem aderir a ideia dos polvinhos é conseguir mais voluntários dispostos a fazer os brinquedos. Eles precisam de linha especial e tem tamanho específico, para que os bebês os aceitem como se estivessem dentro da barriga da mãe. Mas não é muito complicado aprender. No Google basta digitar “polvos de crochê” para encontrar muitos tutoriais da técnica. Depois de aprender os pontos basta carregar a agulha de amor e pronto! Vou tentar fazer o meu. Assim que ficar pronto eu posto aqui!

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!