familia facebook pixel

O que fazer com o dente de leite?

Você já pensou no que fazer com o dente de leite do seu filho quando ele cair?? Esqueça aquele papo de jogar em cima do telhado e deixar debaixo do travesseiro pra fada do dente vir buscar. Nada de transformar em pingente, como os pais da minha geração faziam. Tem coisas MUITO mais úteis do que isso, sabia?

Pois bem, uma das opções congelar e armazenar os dentinhso em clínicas de criogenia com a intenção de A preservar as células-tronco presentes na parte interna do dente, chamada de polpa (louco, ne?). Isso já existe e, em muitos países, essas células já estão sendo usadas. Mas o que vem sendo estudados agora me chocou – no bom sentido: como essas células têm grande potencial de proliferação os cientistas estão trabalhando para que, em 10 anos, elas possam melhorar a qualidade de vida de pessoas com  Alzheimer e Mal de Parkinson. Que já teve pessoas próximas com essas duas doenças sabe o quanto é maravilhoso pensar em algo que possa melhorar a vida de quem sofre com elas…

Claro que congelar a polpa do dentinho exige toda um cuidado (que vai desde encontrar um centro autorizado pela Anvisa até esterilização do local e extração cuidadosa). Óbvio que fazer isso exige condições financeiras e nem todo mundo pode (por enquanto, pelo menos). Mas pensar no avanço da ciência nesse sentido é até emocionante.

Pesquisando (já que está na hora do dentinho da Nina ficar mole) eu descobri que todo mundo pode ajudar essas pesquisas, basta doar o dentinho para uma universidade pública, onde costumam ter bancos de dentes para pesquisas e treinamento de dentistas. Quando o dente do seu filho ficar mole, portanto, se informe sobre como ajudar. É simples, rápido (basta preservar o dente em soro) e vocês podem estar ajudando muito para que, no futuro, esses tratamentos estejam acessíveis a todos!!

 

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!