familia facebook pixel

Mundo perfeito não existe

Há alguns dias estivemos no Brasil depois de dois anos. Fomos recebidos com festa por amigos e pela família. Organizaram eventos caprichados para matarmos a saudade. Nos incentivaram a mergulhar de cabeça nas delícias da minha mãe, no chopp do nosso boteco preferido, no pastel de feira do bairro! Dá até água na boca só de lembrar. Sim, porque já estamos de volta aqui nos EUA. De onde também já estávamos sentindo falta. Não entendeu? Eu explico: o mundo perfeito não existe, na minha opinião!

Mundo perfeito: utopia!

O Brasil é incrível. É lá que estão nossos amigos mais antigos e nossas famílias. É lá que fizemos carreira, criamos histórias. É lá que estão nossas maiores memórias. Mas o Brasil também é um país desigual. Violento. Perigoso.

Os Estados Unidos por sua vez nos garantem cidadania. Segurança na maior parte do tempo. Tranquilidade. Oportunidade. Não que seja perfeito. Não que seja o céu. Mas é infinitamente mais tranquilo. Andamos na rua sem nos preocupar com quem está na mesma calçada. Com quem está parado no farol.

Mesmo com tanta paz aqui somos mais sozinhos. Não temos tanta ajuda. Não temos nossos pais e irmãos por perto. As crianças sentem falta dos avós. Morremos de saudade dos amigos de infância e de tantas outras lembranças que ficaram no nosso país.

O que eu quero dizer com esse post? Que não existe mundo perfeito. Que não existe um lugar que nos complete 100%. Que cada escolha significa uma renúncia.

No nosso caso achamos que conviver com a saudade é mais vantajoso do que conviver com 0 medo de assalto, por exemplo. E, por isso, vamos seguindo. Alguns dias são mais difíceis. Outros mais fáceis. Mas em todos temos em mente que não existe mundo perfeito. E que nós temos que lutar todo dia para que o nosso mundo seja o mais parecido com o ideal.

 

Deixar um comentário

Seu email não será divulgado.

x

Newsletter Familia Muda Tudo

Cadastre-se em nossa newsletter!