Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Como educar um filho nos dias de hoje?

como-educar-um-filho

Como educar um filho nos dias de hoje??

Se você tem a resposta pra essa pergunta me ajuda aí, por favor. Manda por email, in box no instagram, comenta o post em questão. Mas, por favor, me diz como educar um filho nos dias de hoje em que a tecnologia está tão presente na vida dos pequenos a ponto de quase ser uma extensão do corpinho deles.

Na modesta opinião da mãe de duas meninas que vos fala o acesso a tecnologia é um desafio e tanto. Primeiro porque eu não tinha essas coisas na minha infância e não sei como devo agir com relação a elas. Segundo porque, embora as crianças dessa geração tenham o privilégio de ter nascido sabendo mexer em computadores e telefones, isso também é um problema. Favorece a introspeção, o brincar sozinho, faz com que a criança não precise se mexer. Pra piorar trata-se de uma atividade que precisa ser monitorada 100% do tempo. Duvida?

Pesquisas do próprio Youtube mostram que crianças que estão vendo Peppa Pig no computador, por exemplo, estão a três cliques de conteúdo pornográfico ou violento. Três cliques. Um-dois-três. Ou seja, deixar a criança assistindo desenho enquanto você cozinha nem pensar. E aí vem novamente a pergunta do início do texto: como educar um filho numa época em que o perigo está dentro de casa, naquela tela aparentemente inofensiva? Naquele aparelhinho que o mantém distraído enquanto você tempera o feijão.

Como educar um filho então?

A “babá eletrônica contemporânea” (Ipads e smartphones tem essa função, entre outras) vai da sala de casa ao restaurante, do consultório médico ao shopping e ajuda na mesma medida em que atrapalha. Distrai a criança mas, em compensação, a deixa em uma outra dimensão, sem participar da vida real dos que estão a sua volta. Absorve sua atenção e a tira da convivência familiar.

Como na época em que eu era pequena só existia Atari, que dava pra jogar em casa (e eu não tinha) confesso que não sei bem como lidar com a atual circunstância. Não acho certo evitar os aparelhos eletrônicos e fazer com que minhas filhas não saibam nada a esse respeito, mas não acho também que tenha que carregar os equipamentos onde quer que eu vá.

Mais: na minha casa elas tem hora para brincar no Ipad sim. Aqui só permito o aparelho no fim da tarde, quando chegam cansadas da escola. Durante grande parte desse período eu sento no sofá junto, acompanho o que estão assistindo. Sugiro vídeos educativos e canais que passem mensagens positivas.

Nada de Ipad de manhã, nem na hora de dormir. Nada de Ipad no quarto. Nem na mesa de refeição. Nada de trocar um filme em família por uma telinha individual.

Pode parecer rigidez, mas eu chamo de educação. Não é nenhuma fórmula mágica e eu nem sei se estou correta. O que eu sei é que estou tentando e que educar um filho nos dias de hoje não é nada fácil. Ser mãe é um desafio e tanto. 

 

 

Sair da versão mobile