Sei que muita gente detesta a rotina. Acordar, tomar café, sair pra trabalhar, almoçar, voltar, jantar, dormir. Todo dia as mesmas coisas, nos mesmos horários, vamos combinar, é chato mesmo. Mas e quando temos crianças em casa? Bom, aí o papo é outro. A rotina é super importante para crianças!!! Eu diria que é essencial para a criação delas.
Rotina não é bobagem
O famoso educador e psiquiatra norte-americano Rudolf Dreikurs chegou a dizer num de seus estudos que “a rotina diária é para as crianças o que as paredes são para uma casa: lhes dá limites e dimensão para a vida.” Segundo ele nenhuma criança fica confortável em uma situação em que não sabe o que esperar. “A rotina dá uma sensação de segurança. A rotina estabelecida dá um sentido de ordem do qual nasce a liberdade”, explica.
Vou além. Acho que uma casa sem rotina, totalmente desorganizada, com horários irregulares onde as refeições são servidas em horários diferentes, o banho e a hora de dormir não seguem nenhuma regra dificilmente forma crianças capazes de dar conta do dia-a-dia.
Na minha visão de mãe essa falta de regra acaba refletindo inclusive na educação. No aprendizado. Sim, eu acredito que os resultados dessa falta de ordem um dia serão visíveis na escola. A criança que não tem um horário estabelecido para estudar, para se organizar, acaba se perdendo entre tantas atividades do cotidiano e deixando o mais importante, muitas vezes, para depois.
Claro que seria muito gostoso acordar quando acabasse o sono. Comer quando desse fome. Dormir quando desse sono. Mas o final de semana pode ser o momento de se fazer isso com os filhos. No dia-a-dia eles tem sim que aprender que a gente tem obrigações a cumprir e que o mundo lá fora não quer saber se dormirmos tarde ou se estamos famintos. O mundo engole quem não se enquadra. E é bom aprender isso em casa. O mundo não costuma ensinar com carinho.