Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Primeiras palavrinhas em inglês!

Chegamos a Orlando há 60 dias. Antes disso Nina e Maitê fizeram seis meses de um curso de inglês no Brasil. Nada muito puxado, duas horas por dia duas vezes por semana. Mas ontem, quando brincávamos de gravar vídeos, eu finalmente percebi: as primeiras palavrinhas em inglês já estão saindo!!!! Uhuuuuu!

Na verdade o que tenho percebido é que Nina e Maitê entendem mais do que falam (como acontece com qualquer um numa situação como essa!). Elas assistem desenhos em inglês numa boa, entendem o que muitos americanos dizem (nos parques e restaurantes, por exemplo) mas, na hora de falar, elas travam. Maitê ainda solta um “let’s go” de vez em quando mas logo fica tímida de novo e volta a falar em português.

Fiquei muito feliz quando Nina me pediu ontem para gravá-la cantando uma musiquinha mas confesso que quase chorei quando ouvi a introdução e, principalmente, quando descobri que a música em questão seria o abecedário em inglês!

Acho que a emoção maior foi porque ela ainda sofre bastante para ficar na escola, chora todos os dias antes de entrar na classe, pede para ir embora com a gente. Em casa eu converso muito para tentar ajudar, mas ela diz apenas que não quer ficar lá, apesar de todas as facilidades (a professora e alguns amigos falam português, lembram que contei?).

Ver que mesmo com as dificuldades ela está aprendendo é muito bom. Fica a certeza de que, em pouco tempo, ela vai perder a vergonha, vai se soltar, vai finalmente se adaptar. Enfim, acho que é questão de tempo mesmo, como me dizem todos que moram aqui.

Acho que o difícil depois delas aprenderem vai ser fazê-las falar português, isso sim! Mas aí já é outro problema e eu me recuso a sofrer antes do tempo. Nesse momento o que eu quero é curtir minhas pequenas e suas primeiras descobertas em outra língua!

 

Sair da versão mobile