Essa semana eu disse para minhas filhas aquela famosa frase que diz que os amigos de verdade são pra sempre. E, cada dia mais, elas vêem que a mamãe tem razão. Um chaveiro de sereia. Foi isso que o João, amigo da escola, deu pra Nina na hora da despedida. Simples, baratinho, fofo. Mas, na verdade, o presente está carregado de tanto significado que choro só de descrever. Aos 5 anos João teve o cuidado de escolher algo que ela gostasse de verdade. Nina ama as sereias. Sua personagem favorita é a Ariel. E, pra completar, ele escreveu sua inicial atrás: J, para que a amiga nunca se esqueça dele.
Desde então o chaveiro está guardado num lugar especial. Nina se emociona quando vê, me pede para garantir que nunca vai perdê-lo. Eu, claro, guardei o presente como se fosse uma jóia e quebrei a cabeça diversas vezes pensando em como fazer com que ele faça parte da nova vida. Juntas decidimos então pendurá-lo na mochila que ela vai levar para a escola nova, para imaginar que o amigo está junto.
Não, eu não sou psicóloga nem pedagoga. Não sei se estou certa em fazer isso mas, pelo menos no começo da nossa nova vida, acho importante que elas tenham na mochila algo que traga segurança, que remeta a um momento gostoso, que as faça lembrar de como é gostoso ter amigos e saber que, mesmo longe, eles estão sempre com a gente.
João, muito obrigada pelo gesto. Você não imagina como a Nina se sentiu querida ao receber seu presente e como ele vai ajudar sua amiga nessa nova fase! Sempre que ela olhar seu chaveiro vai lembrar do amigo que estará pra sempre guardadinho no coração!