Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Nosso primeiro Patriot Day

Dia de homenagens e tristeza...

Dia de homenagens e tristeza…

Hoje foi dia do Patriota por aqui. Nosso primeiro Patriot Day. Todos os anos, em memória aos 2977 mortos de setembro 2001 nas Torres Gêmeas (os americanos se referem a triste data como “Nine-Eleven” ou “September 11th), as bandeiras americanas são hasteadas a meio mastro e o presidente pede que seja feito um minuto de silêncio a partir das 8h46min, o horário em que o vôo 11 da American Airlines atingiu a Torre Norte do World Trade Center (em 11 de setembro de 2001).

Em Orlando voluntários e bombeiros se encarregaram de colocar milhares de bandeiras no centro, para sensibilizar as pessoas com relação a pessoas que trabalharam no dia e que necessitam de apoio e para representar aqueles que voltaram do serviço com ferimentos.

Nas escolas das minhas filhas filhas as bandeiras passaram o dia a meio mastro. Na agenda da Nina veio um pedido para que ela vestisse azul, branco e vermelho (cores da bandeira dos Estados Unidos da América) – a Maitê usa uniforme. Achei o pedido justo e mandei Nina com as cores solicitadas. Hoje de manhã me surpreendi ao ver que ela era uma das poucas a usar roupas com essas cores (além das professoras e diretora), mas ok. Fiz minha parte!

Em outras cidades dos EUA as homenagens foram mais claras. Em Washington, por exemplo, o presidente Barack Obama participou de um minuto de silêncio na Casa Branca. A cerimônia em Nova York teve ainda os nomes dos mortos lidos em voz alta no local onde as torres gêmeas do World Trade Center foram derrubadas por dois aviões naquela manhã de 2001. Os minutos de  silêncio têm o objetivo de lembrar os momentos em que os aviões bateram e as torres caíram.

“Não vamos fugir de como foi feito no passado. Vamos começar às 8h46 e a leitura dos nomes de membros das famílias provavelmente demorará algumas horas”, disse Michael Frazier, porta-voz do Memorial do 11/09 em Nova York, sobre a cerimônia que aconteceu hoje.

 

Sair da versão mobile