Mãe não é tudo igual. Não mesmo. E eu só descobri isso morando nos EUA há três anos. Sim, em qualquer lugar do mundo mãe tem amor que não cabe no peito. Tem vínculo especial com filho. Mas mãe brasileira é diferente. É especial.
Mãe brasileira x outras mães
- Mãe brasileira não faz festinha de aniversário, faz evento – descobri morando aqui que nós somos as mais doidas (e mãos abertas) quando o assunto é a comemoração do aniversário dos nossos filhos. Nos EUA pelo menos as comemorações costumam ser super simples. Uma pizza e um bolo resolvem a questão. Se tiver decoração é aquela baratinha, comprada no supermercado ou loja de festas mesmo. Nada de decorador profissional, buffet e lembrancinhas caras. Aqui se dá um saco de bala e bobaginhas (borrachas, lápis, etc). E olhe lá!
- Nós somos as mais preocupadas de todas – não que as demais não sejam, mas percebo que a maioria das outras mães (e conheço mães de diferentes países aqui) não tem as mesmas “paranóias” que nós. Se mandam a filha dormir em casa não fazem milhões de recomendações e nem ligam pra saber se está tudo bem. Na cabeça delas está tudo bem e pronto! O filho foi morar fora? Se ligar uma vez na semana está ótimo! Se a mãe for brasileira o mínimo é uma ligação por dia!
- Nós sempre achamos que está frio…ou que vai fazer frio! – Basta um ventinho para eu botar um casaco na mochila das crianças na hora de ir pra escola. Enquanto as minhas vão de legging quando o tempo está nublado as outras vão de regata e pronto!
- Nos preocupamos infinitamente mais do que as outras com a alimentação dos pequenos – não que as outras não se preocupem, mas a gente faz mais salada, mais comida saudável do que qualquer mãe. A maioria nem sabe ligar o fogão. Jantar? pode perfeitamente ser um queijo quente em algumas casas. Nas nossas? Arroz, feijão, bife.
- Somos as mais encanadas com a saúde. Se uma criança americana está doente a mãe dá um remédio. Se o filho de uma mãe brasileira fica doente ela dá remédio, faz sopa, falta no trabalho pra ficar tirando a temperatura.
Ou seja, somos diferentes e por isso mesmo muito especiais!