Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Festa de debutante aos 16!

festa de debutante

festa de debutante

Esqueça a festa de quinze anos tradicional. A valsa e vestido rodado (mais de um, muitas vezes). Deixe de lado aquela celebração que mais lembra um casamento. Nem pense em toda formalidade, rituais, pompa e circunstância. Nos Estados Unidos os 15 anos são celebrados da mesma maneira que os 12, 13, 14. A festa de debutaste aqui é aos 16 anos! Aí sim o momento é especial. Tanto que a data é chamada de “sweet 16”!!

Festa de debutante diferente

Assim como os 15 anos das brasileiras os a festa de debutante das americanas, aos 16, é uma festa para celebrar a chegada a vida adulta. As famílias capricham, investem. Nada que se compare as festas de quinze anos do Brasil, é verdade. Pra ser sincera acho que a gente faz festa como ninguém. Mas quem tem condições aqui também costuma dar ótimas festas. Famílias alugam salões de hotéis. Contratam DJ, decoração, oferecem muita comida e bebida (sem álcool) e a cerimônia do sapato.

Essa, aliás, é outra diferença com relação ao Brasil. A valsa das 15 meninas na festa de debutante daqui é substituída por um momento em que o pai leva um sapato de salto alto até a aniversariante e o calça em seu pé, como um símbolo de que, a partir daquele momento, ela deixou de ser menina para se tornar uma mulher. Fofo, né?

Outra diferença é com relação ao horário do evento. As festas americanas, em sua maioria, costumam começar no fim da tarde (com sol ainda muitas vezes) e terminar cedo. Nada de ver o dia amanhecendo como acontece muito entre as brasileiras.

Pra terminar o que me chama muito a atenção aqui na Flórida é que alguns convidados chegam na celebração dirigindo, mesmo os que tem a idade da aniversariante! É que com 15 anos é possível tirar uma permissão para dirigir (com um maior de 21 no banco do lado) e, se em um ano não tiver ocorrido nenhum problema, o adolescente pode tirar sua habilitação definitiva aos 16.

Enfim, apesar de tantos detalhes, o mais importante é igual nos dois países: a alegria da aniversariante, dos convidados e dos pais, que também se emocionam ao ver aquela menininha que nasceu “ontem”, deixar de criança oficialmente!

Sair da versão mobile