Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Como ensinar seu filho a se defender

como ensinar

como ensinar

Como ensinar seu filho a se defender sem usar violência física? Como ensinar seu filho a se defender com ideias e atitudes firmes? Como ensinar seu filho a se defender para não virar vítima fácil de bullying e crianças cruéis? Pois esse é o meu desafio no momento.

Nessas horas me lembro da frase que diz que ter filhos é como jogar videogame. Você sempre acha que está sabendo tudo do jogo, até que vem uma fase nova. É bem isso. Minha filha mais velha faz oito anos em junho. Não faz mais xixi na cama. Não dá trabalho para comer. Toma banho sozinha. Mas não sabe se defender!

Como ensinar minha filha a se defender?

Vira e mexe ela chega em casa chorando. Alguém falou mal do cabelo dela na escola. Alguém riu quando ela caiu na aula de dança. O menino fez um vídeo dela e disse que vai postar no youtube. E ela faz o que? Chora. Porque não sabe se defender.

De minha parte, mulher forte que sempre fui, fico sem saber o que ensinar pra minha filha sem atrapalhar ainda mais. Por isso digo: “não ligue pra essas crianças, elas querem te irritar e estão conseguindo”, ou sugiro: “quer quer eu fale com ela/com a professora?”. Mas sei que estou fazendo errado.

Não posso oferecer ajuda, já que nem sempre estarei ao lado dela para ajudar. E mais, ela tem que aprender a se defender. Não quero que minha filha sofra tanto. Não quero que seja alvo fácil. Não quero que chore.

Mas entre eu não querer e ensinar a se defender há um longo caminho. Já conversei com amigas mais experientes, com minha mãe e até com a minha avó. Estou pegando dicas aqui e ali, conversando bastante com a minha Nina. Mas, por enquanto, não tem surtido muito efeito. Ela tem trazido seus dilemas pra casa e eu fico me controlando para não resolver tudo (algumas vezes não me controlo, confesso).

O fato é que ela tem que aprender a encarar a vida e seus problemas. Seus medos. Suas angústias. E eu tenho que deixar Nina aprender a se virar. Sem mim…

Sair da versão mobile