Não coloquei ponto de interrogação no título acima para ver se teria mais visualizações de gente que vem atrás de receita de como dar conta de tudo. E tive, claro, porque essa é a dúvida da mulher contemporânea. Tem como gente?
Vejamos a nossa vida: temos que cuidar dos filhos (o que inclui desde escovar seus dentes até comprar roupa, desde cozinhar até colocar o lençol pra lavar na máquina); temos que cuidar do marido (que inclui desde cuidar de sua roupa e jantar até pensar em surpresas para manter a chama sempre acesa – cafona porém verdadeiro); temos que cuidar da casa (que inclui arrumar, lavar e cozinhar) e temos que cuidar da gente (que inclui depilação, manicure, cabeleireiro, academia, dermatologista e sei lá mais alguém que dê um jeito na olheira e tire a fome que a ansiedade dá).
Agora eu te pergunto: como dar conta de tudo? Como dar conta de entregar aquele projeto incrível de trabalho se no mesmo dia da apresentação tem festa na escola da sua filha e jantar da empresa do seu marido? Isso que eu nem estou falando da máquina cheia de roupa, da dispensa vazia, da geladeira que dá eco aguardando o dia que você vai ter tempo de ir ao supermercado.
Eu bem que queria entregar meu projeto no prazo, mas aí chegaria atrasada na apresentação. Se eu quisesse ir no salão me arrumar antes do jantar teria que sair da apresentação antes de terminar, e assim por diante…E é esse efeito dominó que me mata. Odeio fazer as coisas pela metade. Odeio entregar um projeto que podia estar mais caprichado, odeio ir na apresentação mas sentar lá atrás porque cheguei tarde, odeio ir no jantar com a escova que eu mesma fiz (daquele jeito…) e com o esmalte descascando. Mas tem outro jeito?
Enquanto isso vejo mulheres perfeitas no trabalho, impecáveis. Mães sentadas na primeira fila da apresentação na escola, maravilhosas. Esposas produzidíssimas no jantar. E eu lá. Me sentindo pela metade. Quem sabe um dia eu encontre um jeito de colocar 400 coisas num dia só. Quem sabe eu desista de procurar. Quem sabe eu aceite que sou mesmo assim. Imperfeita.