Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Como ajudar a criança a fazer a lição…

Como ensinar uma criança a fazer lição e como aprender outra!

Como ensinar uma criança a fazer lição e como aprender outra!

Sim, você leu certo. Hoje estou com essa dúvida: como ajudar a criança a fazer a lição (no caso, como ajudar a Nina). Contei ontem aqui que a professora pediu minha colaboração, lembram (http://familiamudatudo.com.br/primeira-reuniao-com-a-professora/)? Pois é, essa tarefa é mais difícil do que parece…

Ontem, quando chegou a da escola, Nina pediu pra descansar um pouco, afinal entra as 8h45 e sai as 15h da escola. Ok. Depois do descanso quis jantar. Depois do jantar queria brincar…ou seja, nunca estava na hora de fazer lição!

Conversei com ela sobre a importância de parar para estudar um pouco, sobre a conversa que tive com a professora e, aos poucos, ela foi concordando comigo. Fiz tudo que a Miss Conklin falou pra fazer. Sentamos num lugar silencioso com o estojo e os lápis e borrachas que a própria Nina me ajudou a comprar. Expliquei o que ela tinha que fazer em cada página (eram 3) e fiquei ali, dando apoio, tirando dúvidas, me segurando para não corrigir e nem expressar nada que pudesse pressioná-la.

Foi pouco mais de uma hora dedicada a três folhas. Eram exercícios de coordenação (que ajudam as crianças que estão sendo alfabetizadas a escrever e que eu fiz no computador, usando um programinha que a professora me indicou: www.handwritingworksheets.com). Mas, pra Nina, parecia física quântica…coitadinha! E mais, se errava e percebia isso na minha cara, ela chorava, se cobrando, se culpando por não ter me feito sorrir. Fiquei arrasada. Levei mais tempo consolando minha filha do que ajudando na lição.

Com o tempo – e muita conversa – fiz com que ela entendesse que esse momento é difícil mesmo e que eu sabia, que aprender uma nova língua é complicado pra todo mundo e que ela não precisa ser a melhor da classe, apenas precisa dar o melhor de si. Aos poucos ela foi entendendo, se acalmando, e as letrinhas foram ficando mais firmes.

Acho que ontem essa lição foi importante pra nós duas. Ela aprendeu que mesmo quando a gente se esforça muito, às vezes não conseguimos o que queremos. Aprendeu que os desafios começam cedo. Aprendeu a lidar com a frustração de não conseguir me agradar. Aprendeu que eu vou gostar dela independemente do desempenho dela na escola ou na vida.

Eu aprendi que não posso exigir da minha filha mais do que ela pode dar. Aprendi que cada um tem seu tempo. Aprendi que ter uma filha doce e sensível significa ter que ter mais paciência e demonstrar ainda mais amor.

Hoje nosso aprendizado continua. Vamos fazer mais lições juntas. Mas eu já vou sentar na mesa de outro jeito. E ela também. Juntas aprendemos que temos muito que aprender!

P.S.: O app que a professora me disse para olhar e que eu estava devendo pra vcs é o starfall!

 

Sair da versão mobile