Se você ainda não assistiu a esse comercial, por favor, assista. Pronto? Pois bem, agora sim vamos falar de boneca Barbie e de pais, como eu proponho no título desse post. Sim, porque nesse comercial a Mattel (fabricante da boneca que há gerações encanta as meninas) pretende incentivar os pais a brincar com suas filhas de boneca! E tem coisa mais fofa do que isso?
Boneca barbie é tudo de bom!
Eu amei, especialmente porque aqui na minha casa rola esse tipo de brincadeira faz tempo. Aliás aqui a gente brinca de tudo. Não tem essa de “brincadeira de menina” ou “brincadeira de menino”. Se elas querem ir para o campo jogar futebol vamos todos. Se querem brincar de princesa brincamos todos. Se querem jogar peteca, empinar pipa, jogar dama estamos dentro. Maquiagem? A gente também topa. Penteados? Fazemos sim senhores.
E quando eu digo “nós”, “fazemos”, “topamos” estou colocando meu marido em tudo isso sim. Por que não? Qual é o problema do pai mergulhar no mundo imaginário, rosa e brilhante das meninas? Ele vai ser menos homem se for a mãe na brincadeira, se as filhas o encherem de glitter e se pintarem suas unhas?
Definitivamente eu tenho uma maneira diferente de enxergar as coisas. Nesse caso, por exemplo, acho que tudo isso só aproxima pais e filhas. Acho que quando nos aproximamos do universo das crianças aumentamos o vínculo com elas, reforçamos a confiança delas na gente.
É essa a ideia da marca também. De acordo com a gerente geral da Barbie, Lisa McKnight, “ao longo dos anos, Barbie tem permitido que meninas possam se imaginar em papéis aspiracionais, que vão desde mulheres fantásticas à feministas e também de princesas a paleontólogas. E destacar a relação entre pai e filha por meio da brincadeira com Barbie permite ressaltar a importância do mundo da imaginação e criatividade na viagem da autodescoberta das meninas”.
É isso. Brincar é mais importante do que parece. Brincar é essencial. E brincar junto é mais legal ainda!