Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

As escolas americanas e os certificados

Eles tem certificado pra tudo. Não falta às aulas? Não atrasa? Ganha certificado. Faz a lição direitinho? Ganha certificado. Está aprendendo de acordo com o esperado? Ganha certificado. As escolas americanas e os certificados são uma coisa só. E funciona, sabia?

Esse jeito de lidar com as crianças, na base da premiação, me deixava um pouco em dúvida. Confesso que não sabia se era tão legal assim, já que na minha época, na escola em que eu estudei, não funcionava assim. De qualquer maneira, pelo que tenho visto nesses dez meses em que estamos nos Estados Unidos, dá muito certo sim!!! 

No dia em que chegou com os certificados e o boletim em casa (que mostra o progresso no aprendizado e não notas, já que Nina ainda está no Kindergarten), minha filha estava eufórica. Tirou os papéis da mochila correndo, louca para mostrar pra gente, pediu para deixarmos a mostra, em algum lugar onde todo mundo que visitasse nossa casa pudesse ver (coloquei na geladeira, já que temos cozinha americana e não há divisórias entre a cozinha e a sala, portanto, todo mundo vê o que colocamos lá!).

Boletim!

Orgulhosa de si mesma Nina disse: “esse eu ganhei porque sempre chego no horário, direitinho, esse porque presto atenção na aula, respeito e obedeço as ordens da professora, e esse porque sou muito inteligente, estou aprendendo tudo!”, explicou. 

Mas o mais importante foi como esses documentos fizeram minha filha rever a importância da escola, ou melhor, enxergar com mais interesse, dar mais importância, sei lá. Fazer lição agora deixou de ser um fardo. Trocar de roupa de manhã passou a ser mais rápido. Tomar o café da manhã não é mais um dilema. Faltar na segunda-feira porque está com preguiça –  pedido habitual – não rola mais! E por que tudo isso? Porque ela quer ganhar os certificados, porque ela quer ser reconhecida, porque ela sabe que é importante fazer por merecer. Pois bem. Dou o braço a torcer. O método dos caras funciona.

 

Sair da versão mobile