Família Muda Tudo O melhor blog sobre família, pais e filhos, maternidade, enxoval de bebe, vida em Orlando

Aprendendo inglês!

Aprendendo inglês!!

Aprendendo inglês!!

Uma palavrinha aqui. Outra lá. De repente, uma frase. E assim minhas pequenas vão, aos pouquinhos, se adaptando a nova língua e, devagarinho, aprendendo inglês de verdade! É uma delícia acompanhar esse processo, ver o progresso delas. É como se mais uma etapa da adaptação tivesse sendo concluída, sabe? Algo do tipo: idioma – ok. Posso riscar da lista!

Ufa! Em todas as minhas pesquisas sobre morar fora do país com criança pequena eu sempre lia que para elas era mais fácil, que em seis meses os pequenos já conseguem se comunicar e que em menos de um ano falam a nova língua com fluência. Dizem que são “esponjinhas”, que assimilam tudo mais rápido do que nós, adultos. Mas garanto que ver minhas filhas aflitas por não conseguirem brincar no parquinho  porque ninguém fala a língua delas foi, no mínimo, angustiante.

Fora que ao deixar as crianças num ambiente totalmente novo, sabendo que elas não entendem o que a maioria das pessoas fala faz com que qualquer mãe se descabele e passe o dia pensando na hora de ir buscar suas crias e colocar no colo. Será que elas comeram? Será foram ao banheiro? Será que conseguem pedir para alguém me ligar se não estiverem se sentindo bem? São tantas as perguntas que a gente se faz, tantas dúvidas que eu diria que essa mudança de vida é uma das coisas mais difíceis que já fiz nos meus 40 anos. E olha que eu já enfrentei grandes desafios!

E não adianta os especialistas dizerem que as crianças vão sobreviver e, um dia, vão aprender. Nós, mães, queremos tirar delas o medo, a ansiedade, a aflição. Não queremos que elas sofram (principalmente porque a decisão da mudança foi nossa e não delas!). Enfim, estamos aqui há quatro meses e o que eu posso dizer (principalmente pra você que lê esse texto e quer se jogar no mundo como nós) é que as minhas pequenas já estão falando um pouquinho de inglês e entendendo bastante. A fluência ainda demora. Mas agora tenho certeza que Nina e Maitê conseguem entender e se fazer entender. Não é por nada não mas perceber isso numa segunda-feira (aqui não é feriado) faz o dia ficar mais bonito!

Sair da versão mobile